Ter um planejamento sólido é um dos principais pontos para conseguir determinar e alcançar os objetivos em uma empresa. Dentre as diversas projeções que devem ser realizadas e constar no planejamento de uma organização está a projeção para investimentos. O empresário que tem uma visão de futuro sabe que a questão financeira é importante seja em qualquer lugar do mundo. E em um país como Brasil, que passa por uma crise e que não possui condições favoráveis para os empreendedores, pensar na projeção financeira se faz ainda mais necessária. Mas você sabe como esse planejamento deve ser feito para que o empreendedor realize uma visão de futuro assertiva? Não? Então continue lendo o texto para saber mais sobre isso.
O que é a projeção financeira?
A projeção financeira é uma estimativa futura do valor de receitas e despesas. Na maioria das vezes, é feita considerando os próximos três meses (previsão de curto prazo) ou o primeiro ano (previsão de médio prazo).
Além disso, é importante ter no planejamento fatores como o histórico de vendas, as despesas da empresa, a capacidade de produção, o comportamento do mercado e a sazonalidade.
É importante que o empreendedor insira no planejamento dados realistas. Isso possibilitará uma avaliação mais próxima de uma possível realidade e levará o empresário a ter uma visão de futuro melhor.
Como estabelecer uma visão de futuro?
A visão de futuro é importante para mostrar onde o empreendedor/empresa pretende chegar. Para estabelece-la, é importante determinar um objetivo possível de ser alcançado, definir indicadores que garantam ao empresário a possibilidade de verificar os resultados alcançados e usar métricas que vão avaliar o crescimento do negócio.
A determinação do objetivo deve ser feita pelo empresário baseado no que ele pretende alcançar nos próximos 5 a 10 anos. Em relação às métricas, elas podem ser desenvolvidas por agências de comunicação através de ferramentas de marketing digital.
A seguir, saiba quais são a métricas mais usadas e como elas podem auxiliar na mensuração do crescimento da sua empresa.
O que são as métricas de marketing?
As métricas são usadas para quantificar os comportamentos e as tendências de mercado. O objetivo é mensurar o resultado de ações realizadas pela empresa, incluindo as de marketing.
A partir dos sistemas numéricos alcançados, as organizações podem ter noção clara e objetiva das medidas implantadas, sabendo o que deu certo e o que deve ser abolido do planejamento e das ações realizadas.
É possível, portanto, melhorar a operacionalização do negócio, reduzir os custos e estabelecer novas ações a serem tomadas.
Sendo assim, o uso das métricas gera diversos benefícios como:
- a tomada de decisões estratégicas;
- a visualização de novas oportunidades e de ações para alcança-las;
- o foco nas demandas dos clientes e do mercado;
- o esclarecimento do que deve ser usado e descartado nas estratégias e como essas ações devem ser executadas;
- o aumento da taxa de fidelização de clientes; e
- a identificação de investimentos necessários.
A seguir, conheça três importantes métricas que avaliam o crescimento da empresa
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Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é uma métrica de receita que garante o conhecimento do lucro do negócio. Através dela é possível saber com mais precisão qual tem sido o lucro com base no investimento realizado. Assim, as metas do negócio podem ser adequadas com o orçamento anual do marketing. O cálculo é feito a partir da fórmula
ROI = receita – custo do investimento/custo do investimento
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Taxa de conversão
A taxa de conversão indica qual é a capacidade de conversão em clientes. Os profissionais podem analisar quando ocorre a conversão, em quais páginas do site, qual é a origem do tráfego e diversas outras informações. A partir disso, o gestor poderá determinar o cenário mais favorável à conversão e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio.
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Taxa de vendas.
Essa métrica deve ser usada quando o objetivo é avaliar o desempenho do time de vendas. Com os números, será possível determinar como está sendo a produtividade dos vendedores e o que deve ser feito para melhorar os resultados.
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Tráfego no site
Essa é a métrica que define quantas pessoas acessam o site diariamente. Com isso, a equipe de comunicação poderá identificar o alcance da marca na internet. É importante saber que aumentar o tráfego no site garante a melhoria de outras métricas como a taxa de conversão e o ROI.
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Índice de satisfação do cliente
O índice de satisfação do cliente mostra qual é o grau de fidelização e a possibilidade de o cliente indicar a marca para outras pessoas. Além disso, essa métrica garante que a empresa veja se está sendo eficiente em entregar o que foi prometido ao cliente.
Com números corretos e informações consistentes, as empresas conseguem definir uma visão acertada e alcançar seus objetivos. Tudo isso com a ajuda de uma agência de comunicação experiente. Este artigo lhe foi útil? Então, aproveite e venha conhecer nossa filosofia Pro Business e os nossos serviços! A Partners é uma agência de comunicação 360º que pode ter a solução ideal para o seu negócio! Segue a gente nas redes sociais – estamos no Linkedin, Twitter e Facebook.