A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. Mas afinal, quais são as habilidades que um profissional de comunicação precisa ter para ser disputado pelo mercado?
O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências.
Mas, como ficam os profissionais de comunicação nessa história? Bom, não há outro jeito… Mais do que nunca, eles precisam se adaptar às novas exigências do mercado de comunicação.
1 – Tenha um mindset mais integrado
As empresas estão vendo a comunicação como um investimento primordial e, por isso, tornaram urgente a mudança do mindset, ou seja, da mentalidade sobre a profissão. Se antes as ações se restringiam à área de habilitação do profissional, hoje, exigem um olhar macro, estratégico e integrado. É essa visão do conjunto da organização que está fazendo a diferença no mercado.
2 – Mais do que técnica, é preciso atitude
Proatividade, atitude, foco e concentração são grandes desafios para as novas gerações e estão no topo dos requisitos avaliados pelas empresas. Quem age com bom senso e tem um comportamento altamente performático é capaz de apurar a técnica com mais facilidade. Por isso, a postura do profissional tem sido muito valorizada pelas empresas.
3 – Desenvolva inteligência digital
As soluções virtuais nunca substituirão as relações pessoais, isso é fato. Mas a constante evolução digital, o mercado exigente e o consumidor ávido por informações tornaram imprescindível o conhecimento desse universo. Cada dia mais, é preciso estar familiarizado com termos, como SEO, analytics, inbound marketing e monitoramento, e saber como essas técnicas podem ajudar nas ações de comunicação.
4 – Invista em conhecimento técnico
O mercado de comunicação é bastante volátil e você precisa estar sempre atendo às novidades para não ficar ultrapassado. Invista em cursos, assista workshops, converse com seus colegas de profissão e procure estar o mais atualizado possível sobre as tendências que o mercado exige.
Nesse sentido, o profissional de comunicação deve sempre saber de todas as novidades para que ele se torne referência para o seu cliente.
5- Análise de dados
Com todas as mudanças que enfrentamos – principalmente em decorrência da pandemia da COVID-19 – ficaram evidentes a importância e a urgência de um marketing direcionado para a análise de dados.
Muitas empresas – que não contavam com indicadores de performance nesse momento de queda e incertezas na economia – saíram perdendo. Ao mesmo tempo, muitas organizações que já trabalhavam com dados, antes mesmo da pandemia acontecer, apresentaram um grande potencial competitivo.