Veja como evitar os prejuízos dos ruídos de comunicação empresarial

A adequada comunicação tem vários elementos, por exemplo, o emissor, o receptor e a mensagem transmitida. Eles devem estar alinhados para, assim, o diálogo ocorrer com qualidade. E mais, é necessário eliminar os ruídos de comunicação empresarial.

Grosso modo, o ruído simboliza os elementos que interferem na transmissão da mensagem, tornando-a menos eficaz. São exemplos de ruídos físicos: som com volume elevado, construções, trânsito intenso e conversas paralelas.

Há outros tipos de ruídos, então é preciso entender suas origens e como mitigá-los de modo prático na empresa. Pensando nisso, reunimos para você uma série de informações e dicas de como melhorar sua comunicação empresarial. Boa leitura!

Identifique e elimine fontes de ruídos de comunicação empresarial

Sem uma comunicação adequada, é quase impossível que a equipe atue com alinhamento, sinergia e entusiasmo. O diálogo é a base para realizar um trabalho com qualidade, bem como para eliminar uma série de erros.

Entre as principais fontes de ruídos estão:

  • físicas — trânsito, som elevado, construções etc.;
  • fisiológicas — fome, dor de cabeça, doenças etc.;
  • psicológicas — mentes vagantes, sentimentos intensos etc.;
  • semântica — excesso de termos técnicos.  

Avalie se uma ou mais dessas fontes estão presentes em sua empresa. Depois, estabeleça estratégias para eliminá-las definitivamente ou neutralizá-las. Esse é o primeiro passo para aperfeiçoar a comunicação interna empresarial.

Implemente melhores canais de comunicação interna

Para que a comunicação ocorra, é essencial contar com canais que transmitam a mensagem entre o emissor e o receptor. No entanto, há muitas empresas que não estabelecem os canais adequados, o que resulta em problemas e gaps no diálogo interno.

O melhor canal varia de acordo com o perfil da equipe, a cultura da empresa e o orçamento disponível. Os principais que podemos destacar são:

  • aplicativos mobile;
  • murais de recados;
  • redes sociais corporativas;
  • intranet;
  • e caixa de sugestões.

Envolva a liderança e gere mais feedback

Todos os líderes, especialmente o CEO da empresa, devem se comprometer com a comunicação empresarial. Eles devem cascatear as informações adequadas, com frequência e qualidade, para manter outras pessoas devidamente alinhadas.

Uma importante “arma” do líder é o feedback. Consiste em um retorno de informação dado geralmente aos funcionários, indicando seus pontos fortes e fracos. Desse modo, é possível estimular ou eliminar determinados comportamentos do colaborador.

Invista na transparência na organização

A transparência do ambiente de trabalho é fator crucial ao clima organizacional e à comunicação interpessoal. Quando há transparência, todos se sentem mais seguros, confiantes e dispostos a trabalhar em equipe.

Uma ótima ferramenta para se conquistar maior transparência é o modelo de gestão à vista. Consiste em espalhar painéis em pontos estratégicos da empresa, indicando os resultados e indicadores de certo período. Assim, os talentos podem entender como anda a empresa e o que precisa ser melhorado, o que facilita a comunicação.

Como pode observar, com algumas mudanças é possível evitar os prejuízos dos ruídos de comunicação empresarial. Com essas dicas, se torna fácil construir um ambiente mais saudável, com confiança, alinhamento e respeito mútuo.

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