A adequada comunicação tem vários elementos, por exemplo, o emissor, o receptor e a mensagem transmitida. Eles devem estar alinhados para, assim, o diálogo ocorrer com qualidade. E mais, é necessário eliminar os ruídos de comunicação empresarial.
Grosso modo, o ruído simboliza os elementos que interferem na transmissão da mensagem, tornando-a menos eficaz. São exemplos de ruídos físicos: som com volume elevado, construções, trânsito intenso e conversas paralelas.
Há outros tipos de ruídos, então é preciso entender suas origens e como mitigá-los de modo prático na empresa. Pensando nisso, reunimos para você uma série de informações e dicas de como melhorar sua comunicação empresarial. Boa leitura!
Identifique e elimine fontes de ruídos de comunicação empresarial
Sem uma comunicação adequada, é quase impossível que a equipe atue com alinhamento, sinergia e entusiasmo. O diálogo é a base para realizar um trabalho com qualidade, bem como para eliminar uma série de erros.
Entre as principais fontes de ruídos estão:
- físicas — trânsito, som elevado, construções etc.;
- fisiológicas — fome, dor de cabeça, doenças etc.;
- psicológicas — mentes vagantes, sentimentos intensos etc.;
- semântica — excesso de termos técnicos.
Avalie se uma ou mais dessas fontes estão presentes em sua empresa. Depois, estabeleça estratégias para eliminá-las definitivamente ou neutralizá-las. Esse é o primeiro passo para aperfeiçoar a comunicação interna empresarial.
Implemente melhores canais de comunicação interna
Para que a comunicação ocorra, é essencial contar com canais que transmitam a mensagem entre o emissor e o receptor. No entanto, há muitas empresas que não estabelecem os canais adequados, o que resulta em problemas e gaps no diálogo interno.
O melhor canal varia de acordo com o perfil da equipe, a cultura da empresa e o orçamento disponível. Os principais que podemos destacar são:
- aplicativos mobile;
- murais de recados;
- redes sociais corporativas;
- intranet;
- e caixa de sugestões.
Envolva a liderança e gere mais feedback
Todos os líderes, especialmente o CEO da empresa, devem se comprometer com a comunicação empresarial. Eles devem cascatear as informações adequadas, com frequência e qualidade, para manter outras pessoas devidamente alinhadas.
Uma importante “arma” do líder é o feedback. Consiste em um retorno de informação dado geralmente aos funcionários, indicando seus pontos fortes e fracos. Desse modo, é possível estimular ou eliminar determinados comportamentos do colaborador.
Invista na transparência na organização
A transparência do ambiente de trabalho é fator crucial ao clima organizacional e à comunicação interpessoal. Quando há transparência, todos se sentem mais seguros, confiantes e dispostos a trabalhar em equipe.
Uma ótima ferramenta para se conquistar maior transparência é o modelo de gestão à vista. Consiste em espalhar painéis em pontos estratégicos da empresa, indicando os resultados e indicadores de certo período. Assim, os talentos podem entender como anda a empresa e o que precisa ser melhorado, o que facilita a comunicação.
Como pode observar, com algumas mudanças é possível evitar os prejuízos dos ruídos de comunicação empresarial. Com essas dicas, se torna fácil construir um ambiente mais saudável, com confiança, alinhamento e respeito mútuo.
E aí, gostou do artigo? Aproveite para conhecer as tendências e principais práticas de comunicação corporativa para 2018. Vamos lá!