Tendências tecnológicas para os negócios que serão destaque em 2020

 

A cada ano, as tecnologias avançam em uma velocidade assustadora. Isso porque as empresas voltadas para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas não param de criar novos mecanismos que ajudam no dia a dia das pessoas, mas também auxiliam as demais companhias a oferecerem serviços com mais rapidez e qualidade.

Diante disso, saber quais são as tendências tecnológicas que vão auxiliar no crescimento de sua empresa, com aumento de lucratividade, mesmo tendo uma equipe reduzida, é essencial para qualquer empresário. No final de 2019, organizações voltadas a analisar essas tendências apontaram o que será destaque neste ano. Quer saber mais sobre o assunto? Então veja abaixo 5 tendências de mercado na tecnologia que te ajudar na gestão do seu negócio em neste ano.

 

 

1 – Computação em Nuvem Distribuída

A computação em nuvem já é considerada uma das principais tecnologias no mundo corporativo, pois garante redução de custos, ganho de mobilidade e flexibilidade operacional. Agora, o Gartner apontou que a nuvem distribuída é a tendência para 2020. Esse tipo de tecnologia garante o acionamento em diversos locais, porém, com servidores conectados em uma rede ou hub de serviços. O uso desse tipo de nuvem garante que a empresa tenha o máximo de disponibilidade de seus recursos e baixa latência, ou seja diminui o tempo que demora para um pacote de dados ir de um ponto a outro. Até 2024, esse modelo deverá levar a uma mudança no modelo dos serviços de nuvem pública. Surgirá, portanto, uma nova era da computação em nuvem.

 

2 – Aprimoramento Humano

Especialistas acreditam que em cinco anos, 40% das empresas irão adotar tecnologias e metodologias de aprimoramento humano. Começar desde já a garantir a preparação do indivíduo se torna essencial. Através do aprimoramento humano é possível explorar como a tecnologia pode ser usada para garantir melhorias cognitivas e físicas no homem. Isso poderá ser feito por meio de implantes de elementos tecnológicos em cada ser humano, do acesso a informações e da exploração de aplicativos em sistemas tecnológicos atuais.

 

3 – Inteligência Artificial (IA)

De acordo com a DXC Technology, a IA será responsável pela mudança de profissões de setores como o jurídico, de contabilidade, de saúde e de educação. Isso acontecerá devido à democratização e o apoio à decisão que essa tecnologia proporcionará.

Além disso, a inteligência artificial vai beneficiar os profissionais destas empresas, já que irá gerenciar a sobrecarga de informações e reduzir o erro humano.

Apesar dos pontos positivos, as empresas deverão se resguardar contra consequências negativas que podem ser geradas à medida que os sistemas de IA forem melhorando. Isso pode ser feito através de treinamento de profissionais para identificarem erros que podem ser desenvolvidos pela inteligência artificial e responderem rapidamente com ações de correção.

 

4 – Inbound Marketing

A forma como as empresas devem se comunicar com clientes e colaboradores também será um ponto importante em 2020. O investimento em inbound marketing é uma das formas de gestão que são usadas para levar as marcas a atrair clientes, divulgar produtos e fortalecer o relacionamento entre empresa, colaborador e cliente. Isso é feito através da criação e distribuição de conteúdo de valor, podendo ser usadas estratégias como storytelling e influenciadores digitais. E o resultado será o aumento das vendas.

 

5 – Uso do vídeo

A cada ano, novas tecnologias relacionadas a divulgação através de vídeos vem sendo desenvolvidas e usadas por empresas. Youtube, Stories e IGTV são algumas plataformas usadas para divulgação. Isso porque milhões de pessoas consomem e são influenciadas através dessas tendências de vídeo marketing.

Para se ter uma ideia, em 2018, a pesquisa Video Viewers mostrou que o YouTube é o segundo maior destino de consumo de vídeos no Brasil, perdendo somente para a TV Globo.

O público se identifica com os vídeos uma vez que são formas dinâmicas e de proximidade com as empresas. Influenciadores digitais podem ser usados para dar depoimentos e ficar mais próximos dos clientes. Promover tutoriais, realizar lives, e dar dicas sobre produtos e serviços são soluções que atendem diferentes demandas e fortalecem as marcas. Então, criar uma forma de se comunicar através de plataformas de vídeo é, sem dúvida, uma boa estratégia que deve ser desenvolvida e aprimorada sempre.

 

Como a empresa deve agir diante das tendências tecnológicas?

As mudanças tecnológicas vão continuar acontecendo rapidamente. E as empresas devem sempre andar lado a lado dessas modificações para não ficarem obsoletas. Para isso, as companhias devem sempre repensar suas decisões e realizar investimentos em sua linha tecnológica. Além disso, devem estar preparadas para garantir as mudanças de gestão que terão que ser constantemente realizadas. Isso poderá ser feito através do aprimoramento não só das lideranças como dos demais funcionários.

As companhias também devem estar sempre ligadas às formas de comunicação e marketing que devem ser desenvolvidas para atrair clientes e fortalecer a marca. A Partners é especialista em comunicação voltada para os resultados de negócio e pode auxiliar a sua empresa no desenvolvimento de estratégias de marketing e no alcance de seus objetivos. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 3029-6890 ou pelo e-mail partners@partnerscom.com.br e venha conhecer nossos serviços. Siga-nos também nas redes sociais – estamos no Linkedin, Instagram, Twitter e Facebook.

 

 

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900