Seus objetivos de marketing são coerentes com as metas da empresa?

Você sabe quais são os objetivos de marketing da sua empresa? É importante definir, pois alcançar o sucesso está diretamente relacionado às metas traçadas e executadas no seu negócio.

O marketing é um conjunto de estratégias que busca gerar novas vendas e mais valor para a empresa. Por isso, executar táticas sem propor objetivos é desperdiçar tempo e empenho. Assim como uma viagem e uma festa devem ser planejadas, o marketing também deve ser planejado estrategicamente.

Para lhe ajudar com isso, neste conteúdo veremos como criar objetivos alinhados e quais benefícios essa implementação pode trazer à sua empresa. Continue lendo e confira!

Por que os objetivos de marketing são diferentes entre os concorrentes?

O primeiro passo para alinhar as expectativas do seu negócio com os objetivos de marketing é reconhecer a maturidade da sua empresa. Isso é importantíssimo para definir metas reais, que possam ser realizadas por suas equipes.

Frequentemente, nos deparamos com lojas recém-abertas que, em menos de um ano, já têm filiais e vendem para o Brasil todo via internet. Essa estratégia pode funcionar, mas devemos reconhecer: é uma tática ousada.

Em um ano, o gestor ainda não conhece bem o seu público, ainda está entendendo a sazonalidade com que o seu produto é vendido e nunca realizou um balanço anual. Por isso, nesse caso, o mais prudente é traçar metas a curto e longo prazo — a ser cumpridas trimestralmente e semestralmente — para, então, alçar novos voos.

Em suma, como cada empresa tem uma história e uma trajetória diferente, é um erro buscar as mesmas metas que o seu concorrente.

É importante, sim, analisar como a concorrência trabalha com o marketing e como ela realiza aquisição de novos clientes, mas o seu foco deve estar nas suas prioridades e nos objetivos da sua empresa. O sucesso, assim, será uma consequência do trabalho bem realizado.

Como definir as melhores metas?

“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.” A frase é retirada do filme Alice no país das maravilhas, mas pode muito bem ser empregada no marketing. Afinal, se o seu negócio não tem um objetivo claro, qualquer resultado é válido.

Para definir boas metas, você precisa criar objetivos escaláveis e modificá-los ao longo do trabalho. Veja algumas dicas:

Trace planos realistas

Ao traçar planos de marketing, é preciso ser realista, adequando-os à sua necessidade. Isso implica em realizar um estudo de personas, para entender o que o seu público espera com o seu conteúdo. Além disso, um planejamento deve ser criado com as principais informações de trabalho, metas, prazos, verba disponível e KPIs utilizadas.

A maioria das empresas investe em marketing para aumentar a receita, reduzir custos ou reduzir riscos. Então, baseado nessas métricas, você pode criar outras mais específicas, como:

  • aumentar o número de clientes em 20% nos próximos 3 meses;
  • melhorar o meu posicionamento de marca em um ano;
  • diminuir o custo de aquisição de cliente em 6 meses.

Elencando, desse modo, um prazo e um valor a ser atingido, os responsáveis pelas metas conseguirão se organizar melhor e buscar, ao longo do tempo, o resultado esperado.

Acompanhe a evolução dos indicadores

Outro erro comum nas empresas é estabelecer metas e criar planilhas e reuniões no início do processo, mas, depois, abandonar o acompanhamento da evolução desses objetivos.

No mundo do marketing, tudo é um teste. Portanto, os objetivos e metas devem ser modificados periodicamente. Isso não significa que a estratégia está errada, mas pode ser que os resultados tenham sido melhores ou piores do que se esperava no planejamento.

Em todo caso, acompanhar de perto essa evolução e documentá-la corretamente servirá para análises futuras do que já foi testado, o que deu certo e o que não funciona.

Use a metodologia SMART

Metas são criadas para melhorar a produtividade de uma empresa. Nesse sentido, a metodologia SMART busca definir cada ponto necessário para que elas possam ser executadas. Segundo ela, toda meta devem ser: específica (S), mensurável (M), atingível (A), relevante (R) e temporal (T).

Quais objetivos podem ser traçados?

Há diversos objetivos que podem ser traçados, e eles variam com o segmento da sua empresa e as necessidades específicas de cada negócio. Veja, agora, os mais comuns deles e os adéque à sua realidade:

Gerar reconhecimento de marca

O reconhecimento de marca, ou brand awareness, é uma forma de avaliar como as pessoas identificam e se lembram da sua marca. Nesse sentido, trabalhar o branding no seu negócio é fundamental para melhorar a identificação do público com o seu serviço.

Nem toda meta precisa ter relação direta com vendas — objetivos relacionados ao branding também devem receber atenção no planejamento de marketing. Isso significa que a equipe criará conteúdo, anúncios e peças que mostrem como o seu negócio é uma referência no seu segmento.

Para melhorar esse objetivo, você pode analisar métricas como curtidas no Facebook, seguidores no Instagram, acesso no seu site, entre outras.

Fidelizar clientes

Realizar a aquisição de novos clientes é essencial: é essa nova entrada de leads que manterá o funil de vendas ativo e gerará mais receita ao seu negócio. Fidelizar esses clientes, contudo, é igualmente importante.

Quando um consumidor é fiel à sua marca, você diminui o seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e economiza o trabalho que o setor de vendas teria ao convencê-lo de que o seu produto é a melhor opção para ele naquele momento. Por isso, se preocupe com o pós-venda para manter essa fidelização.

Você pode enviar e-mails de relacionamento com o cliente, pesquisas de satisfação e programas de fidelidade. De toda forma, lembre-se: um cliente se torna fiel a uma marca quando o produto ou serviço é bom e quando ele se sente importante e valorizado.

Reposicionar a marca

Seus objetivos também podem ser usados para o reposicionamento de marca. Essa tática é muito comum quando os gestores percebem que o público-alvo da empresa mudou, quando realizam uma transformação digital, quando precisam vender produtos diferentes por motivos econômicos, ou mesmo quando é preciso mudar de segmento.

Um exemplo clássico de marca reposicionada é a Havaianas. Na década de 1990, a sandália não tinha apelo com o público, e o consumidor tinha uma percepção negativa quanto à sua qualidade. A estratégia da marca, então, foi melhorar o produto e diversificar a sua variedade.

Com o slogan: “Havaianas, todo mundo usa”, a sandália caiu no gosto popular e, hoje, é vendida em vários países como um símbolo brasileiro.

Lançar produtos

O lançamento de um produto sempre envolve meses de preparação e estudo. Se um novo produto está sendo lançado, é porque a empresa identificou um nicho para ele.

Por isso, o setor de marketing deve pensar e elaborar um plano de lançamento com objetivos claros. Dessa forma, o produto ou serviço será lançado na melhor ocasião: uma feira do setor, um evento próprio para isso, a criação de hotsite ou uma promoção exclusiva para clientes fiéis.

Conquistar a liderança de mercado

Esse é um objetivo difícil, mas não impossível. Basta ser realista e entender que as marcas líderes do mercado têm uma história por trás do seu sucesso. Essas empresas só são líderes porque têm diferenciais que as tornam a melhor do segmento.

Você pode pensar em como quer ser reconhecido: o melhor do mercado, o mais barato, o mais antigo ou o mais inovador. Seja como for, comece buscando a liderança local, depois, procure novos parceiros para alcançar objetivos maiores.

Enfim, depois deste texto, esperamos que esteja claro qual é a função dos objetivos dentro de um negócio e se eles são coerentes ou não com as metas da sua empresa.

Se você estava no caminho errado, não se preocupe! Identificar o erro é o primeiro passo para o sucesso. Lembre-se: definir bem os seus objetivos de marketing é o caminho certo para os bons resultados.

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