Saiba qual a melhor maneira de se comunicar com o seu público!

Você sabe como se comunicar com o público? O contato direto com o cliente é essencial para garantir o sucesso da empresa, posicionando-a como referência no mercado e ajudando-a não só a encontrar novos consumidores como também a fidelizar os atuais. E quaisquer falhas nesse processo podem gerar perdas financeiras.

Então, para que essa comunicação seja eficiente, existem alguns passos básicos que permitem encontrar a melhor maneira de se comunicar com o público-alvo — afinal, é importante conhecer e se alinhar a seu perfil.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo e saiba o que precisa fazer a seguir!

ESCOLHA OS SEUS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Engana-se quem pensa que utilizar todos os canais de comunicação é a melhor solução. É um erro comum inteirar-se das tendências do mercado e querer logo aplicá-las em sua empresa. Sem um estudo aprofundado do que funciona ou não, essa ação pode gastar esforços da equipe e dinheiro em um canal que não trará resultados.

Pense, por exemplo, em redes sociais, como o Instagram ou o Pinterest. Elas geralmente são utilizadas por um público mais jovem, e demandam um conteúdo bastante focado no visual.

Assim, para uma corretora de seguros, por exemplo, não faria muito sentido usá-las. Já para empresas do ramo alimentício, elas seriam ideais — desde que bem trabalhadas com receitas, vídeos mostrando os pratos, entre outras coisas.

Então, determine quem é sua persona, ou seja, o cliente “ideal”, pensando não só em renda e geolocalização, mas também em seus problemas e aspirações. Quem é essa pessoa? O que ela faz?

Com essas informações em mãos, entenda cada um dos canais de comunicação disponíveis e analise qual se encaixa em sua estratégia de relacionamento.

Para segmentos que trabalham com um público mais conservador e exigem certa formalidade, como corretoras de seguro ou escritórios de advocacia, existem algumas opções que podem ser exploradas. São elas:

  • e-mail: essa ferramenta é uma das mais antigas quando o assunto é se comunicar com o público pela Internet — ainda assim, é eficiente. Apenas tenha o cuidado de criar um título chamativo para que a sua mensagem não vá direto para a lixeira;
  • WhatsApp: para um cliente que requer atenção e agilidade, essa é uma boa opção de canal de comunicação;
  • LinkedIn e Facebook: enquanto o Instagram, como comentamos, atinge um público mais jovem, o LinkedIn e o Facebook podem ser boas opções para oferecer conteúdo de qualidade para um público maduro, abrindo espaço para textos informativos.

DESCUBRA A LINGUAGEM MAIS ADEQUADA PARA SEU PÚBLICO-ALVO

Pense na relação que você tem com seus amigos e com clientes, por exemplo. Com os primeiros, sua linguagem é mais informal: vocês usam gírias que, às vezes, só o próprio grupo entende, não é? Já com os últimos, é preciso ser um pouco mais formal, mostrar que você domina o que está falando.

Ou seja, a sua linguagem muda conforme o público. E, nas estratégias de comunicação da empresa, deve-se pensar da mesma forma.

Defina muito bem se uma abordagem mais técnica e formal é a eficaz, e aplique essa linguagem em todos os pontos de contato com o cliente — do atendimento até a presença em redes sociais.

Também é indicado criar um manual de marca, apresentando um guia de como a sua empresa deve se comunicar em todas as peças, incluindo exemplos de termos a serem, ou não, empregados.

PREENCHA AS LACUNAS DE CONTEÚDO QUE ENCONTRAR

Uma pessoa pode chegar ao seu site por dois motivos principais: resolver algum problema ou buscar novas informações. Por isso é tão importante investir em marketing de conteúdo.

Para muitos segmentos, a internet já está saturada de artigos trazendo os mesmos conteúdos, apenas em outras palavras. Começar, então, torna-se ainda mais desafiador. Por isso, é importante pesquisar o que seus concorrentes já fizeram e encontrar lacunas que podem render artigos ricos e inovadores.

Trazendo novos temas e pontos de vista, é possível engajar os clientes e se diferenciar da concorrência.

MENSURE SEUS RESULTADOS

Enfim, você planejou o conteúdo, encontrou lacunas que podem ser preenchidas e colocou essa estratégia em ação. Agora, como saber se sua comunicação é realmente eficiente? Mensure os resultados!

Acompanhe todos os dados disponíveis, incluindo as visualizações de páginas e demais informações disponíveis pelo Google Analytics. Ouvir o feedback de seus clientes também no pós-vendas e nas redes sociais traz uma boa noção da aceitação do público.

Além disso, defina seus KPIs — que são os indicadores-chave de performance — levando em consideração os objetivos desejados. Se a intenção é levar mais pessoas para o site da empresa, por exemplo, um dos KPIs a serem observados é o número de visualizações de páginas.

DÊ PREFERÊNCIA PARA A QUALIDADE EM VEZ DE QUANTIDADE DE ENGAJAMENTO

Nas redes sociais, é fácil impulsionar uma publicação e angariar curtidas e visualizações, mas a qualidade do engajamento é tão ou mais importante que a quantidade. Da mesma forma, quando a sua página recebe muitos comentários ou perguntas, a qualidade das suas respostas conta muito mais do que a quantidade.

Enviar textos padrões para todos os usuários parece uma ideia atraente para dar conta de interagir com uma quantidade maior de seguidores, mas saiba que os seus consumidores darão mais valor para respostas personalizadas, que realmente busquem solucionar seus problemas.

Além do valor percebido, essa interação direta cria confiança e pode fidelizar sua audiência. E ainda é útil para fornecer uma ideia melhor de como seu público-alvo pensa. Assim, é possível ter novos insights que não viriam de uma análise de dados.

ENCONTRE UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA

Para tomar até mesmo o primeiro passo que comentamos aqui, é preciso muito estudo sobre o público-alvo e um planejamento estratégico forte e embasado. Posteriormente, cada uma das ações de comunicação deve ser mensurada e ajustada quando possível.

Nesse sentido, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de ajustar a campanha enquanto ela ainda está no ar.

Os resultados de mídia indicam tanto o perfil do público-alvo quanto o seu interesse. Assim, é possível alterar a segmentação ou criar novos conteúdos para atender a essas descobertas. Contar com ajuda especializada é essencial para garantir resultados satisfatórios.

Uma agência de comunicação fará esse trabalho estratégico com precisão. Além disso, terá referências de outros segmentos que podem gerar insights inovadores para a comunicação de sua empresa.

Inclusive, definir os indicadores-chave de performance também pode ser um desafio para quem não entende muito do assunto. Muitas empresas pecam nessa hora e acompanham resultados que não conversam com seus objetivos.

Enfim, independentemente de a agência assumir toda a comunicação, planejando e executando, ou só prestar consultoria, fato é que seus conhecimentos podem vir a calhar. Lembre-se disso!

Bom, com base nessas dicas, o caminho para descobrir como se comunicar com o público fica um pouco mais claro, não é mesmo? Agora, se preferir ajuda especializada, entre em contato conosco para encontrarmos, juntos, as melhores soluções!

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

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