As mídias sociais desempenham importante função no planejamento de marketing digital. É por meio delas que os conteúdos são divulgados, o branding é trabalhado e os produtos apresentados aos usuários.
Por isso, cometer alguns erros nas redes sociais é sinônimo de amadorismo e falta de planejamento. Veja, neste post, alguns erros comuns!
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.
Importância da presença on-line
Se você chegou até este post, certamente já tem alguma presença on-line e está em busca de algumas dicas para melhorar o seu trabalho. Essa presença é importante porque, ao investir digitalmente na marca, a sua empresa pode se tornar uma referência em um assunto, criando um canal de contato direto com a persona e o público-alvo.
O funil de vendas mostra que, para gerar autoridade, é necessário construir conteúdos para todas as etapas, veja:
Topo de funil
Essa fase é também chamada de aprendizado ou descoberta. O conteúdo de atração criado nessa etapa é mais generalista e o visitante ainda não reconhece que tem um problema.
Meio de funil
É nessa etapa que o lead percebe que tem um problema e começa a considerar suas soluções. Por isso, ele começará a pesquisar conteúdos sobre o assunto, e a sua empresa deve fornecer esses materiais que vão auxiliá-lo na decisão.
Fundo de funil
No fundo de funil, os leads qualificados já se tornam oportunidades. Ele reconhece o valor do seu produto, entende quais os seus diferenciais e já está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.
Portanto, o planejamento é fundamental para que as ações aconteçam no momento certo.
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.
Qual é a importânci
Erros mais comuns nas redes sociais
1. Não planejar
Muitas empresas acabam errando por não planejar suas ações. A facilidade com que usamos as redes sociais na vida pessoal traz a falsa impressão de que essa simplicidade também existe na criação de conteúdos para uma marca.
Diferentemente da vida pessoal, não devemos postar nas mídias de uma marca somente quando lembrarmos de atualizar as redes. Por isso, o planejamento digital deve ser criado antes de começar o projeto, elaborando com antecedência cada ação.
2. Não ouvir o feedback dos clientes
As redes sociais são um canal para o contato direto entre a marca e seus potenciais clientes. Se antes era necessário ligar para o SAC, hoje esse contato está a um clique de distância. Por essa razão, não ouvir o que os seus clientes têm a dizer é um erro gravíssimo.
A satisfação dos clientes deve ser a premissa básica de todo e qualquer negócio. Não apague comentários negativos nem tente ignorar críticas. Ouça o que o cliente tem a dizer e analise se você pode solucionar o erro. Caso não possa, seja solícito e prestativo porque, muitas vezes, o cliente só precisa de um pouco de atenção.
3. Não escolher as redes certas
Se você acredita que ter uma conta em todas as redes sociais disponíveis é sinônimo de presença on-line forte, está enganado. Cada rede tem a sua particularidade e o foco em um tipo de conteúdo ou nicho. Por exemplo: o Instagram é uma rede totalmente visual, e o LinkedIn é uma rede de negócios. Desse modo, um conteúdo genérico não vai agradar a nenhum dos dois públicos.
4. Não produzir conteúdo alinhado
Um dos motivos do baixo engajamento do público com uma marca é a falta de conteúdo alinhado. O planejamento e a construção da persona são etapas que auxiliam na elaboração de conteúdo, segundo o estágio do funil e o nicho da empresa.
Não tente falar sobre o que a sua empresa não domina. Nesse caso, você pode convidar alguém para fazer um guest post no blog da sua marca.
5. Não esperar pelos resultados
Alguns gestores são atraídos pelas métricas de vaidade, como curtidas e número de seguidores. Essas métricas são importantes, mas é preciso lembrar que o resultado real, em vendas, demora um pouco a aparecer.
Além disso, algumas empresas ainda cometem o erro de comprar seguidores e curtidas. Essa estratégia pode parecer tentadora, mas na prática não impactará em nenhuma métrica real, pois a maioria dos perfis são contas fakes.
Você já cometeu algum desses erros nas redes sociais? Agora que já aprendeu a não cometê-los, que tal compartilhar este texto?
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.