Ao tomar uma decisão de compra, o consumidor não leva em conta apenas os benefícios funcionais daquele produto/serviço. Ele também considera aspectos intangíveis, como identificação, segurança, qualidade e confiança. É nesse contexto, então, que surge a imagem empresarial.
Trata-se, basicamente, da forma como a marca é vista pelo público. Uma imagem empresarial positiva é capaz de despertar a atenção e transmitir credibilidade ao cliente, o que gera aumento nas vendas e a consolidação no mercado competitivo.
Nesse sentido, ela é um dos bens mais valiosos de uma organização e deve ser construída durante a sua trajetória. Para que isso aconteça, contudo, é indispensável monitorá-la constantemente, fazendo sempre as modificações necessárias ao longo do tempo.
Então, quer descobrir como está a reputação do seu negócio diante dos clientes? Confira a seguir alguns aspectos que você deve observar!
Redes sociais
As redes sociais promovem uma interação direta entre o público e as empresas. Ao analisar essas mídias, é possível coletar diversos dados que ajudam a entender a visão do consumidor e aperfeiçoar os processos internos com o objetivo de melhorar a imagem empresarial.
Hashtags, por exemplo, permitem descobrir o que o público anda falando sobre a sua organização. Já os seguidores, as curtidas e os compartilhamentos oferecem um panorama sobre o reconhecimento da marca no mercado.
Sites de avaliação
Na maioria das vezes, o cliente não expressa suas opiniões diretamente para a empresa. Pensando nisso, foram criadas plataformas voltadas especialmente para dar voz aos consumidores, onde eles publicam seus comentários, reclamações e sugestões.
Esses sites de avaliação precisam fazer parte da sua avaliação de imagem empresarial. Lá você poderá conferir os feedbacks dados e descobrir os seus pontos falhos, que devem ser corrigidos o quanto antes.
Vale ainda ressaltar que potenciais clientes também costumam consultar esses sites durante a decisão de compra — o que só aumenta a sua importância.
Indicadores de desempenho
Quando a imagem de uma marca é mesmo positiva, é fácil constatá-lo por meio de indicadores de desempenho financeiro. Isso acontece porque a reputação do negócio impacta diretamente as suas vendas, o relacionamento com fornecedores e a própria credibilidade diante de investidores.
Alguns exemplos de indicadores são o ROI (Retorno Sobre Investimento), o CAC (Custo por Aquisição de Cliente) e o LTV (Valor do Ciclo de Vida).
Pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental para a análise de reputação da sua marca, dos atributos a ela associados e do lugar que ela ocupa em relação aos concorrentes. Para isso, é possível explorar diversos temas, variando de acordo com as necessidades de cada negócio.
Uma boa dica é promover pesquisas periódicas — normalmente, semestrais ou anuais — para obter dados quantitativos que colaboram na mensuração, acompanhando constantemente a evolução da sua imagem empresarial.
Enfim, estes são alguns dos principais aspectos a serem considerados na hora de avaliar a imagem empresarial do seu negócio. Agora, depois de descobrir o que o público pensa sobre sua marca, é hora de se esforçar para melhorar cada vez mais!
Quanto a isso, contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto é essencial, pois contribuirá para a formulação de um planejamento estratégico de acordo com as suas necessidades específicas.
Então, gostou deste artigo? Como vimos, uma boa maneira de melhorar a imagem empresarial é investir na criatividade para transformar o clima organizacional e otimizar os processos internos. Sendo assim, aproveite para ler também 5 dicas incríveis para estimular a inovação em seu negócio!