Quais são os maiores desafios de comunicação empresarial atualmente?

A correta comunicação empresarial é de suma importância para a organização. Ela aperfeiçoa o alinhamento com o público interno e externo, de igual modo. Também reduz significativamente o número de erros e problemas. Então, é preciso se comunicar.

No entanto, há alguns desafios que precisam ser superados. Amenizar ruídos, construir uma comunicação integrada e manter o diálogo em momentos de crise são alguns exemplos. 

Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você e destacamos os maiores desafios de comunicação empresarial. Quer saber mais? Continue a leitura!

Amenizar ruídos de comunicação

Na comunicação, há o emissor , o receptor e a mensagem. Há também itens que interferem no processo de transmissão de mensagem — os chamados ruídos — tornando-a menos eficaz.

Para amenizar o ruído, o primeiro passo é identificar sua fonte — pode ser física, fisiológica, psicológica, semântico (diferença linguística entre emissor e receptor). Em seguida, é preciso adotar uma boa estratégia para amenizar ou eliminar esse ruído.

Construir uma comunicação integrada

Em toda empresa, há uma grande variedade de grupos de interesse (também chamados de stakeholders), como: clientes, funcionários, investidores, sociedade, governo, fornecedores. É crucial falar com todos eles.

Aí reside outro grande desafio da comunicação empresarial, afinal, muitas empresas mantêm o foco apenas nos clientes finais. Então, crie um plano, se possível com uma agência de comunicação integrada, para dialogar e atender a todos os stakeholders.

Arquitetar uma comunicação interna fluida

Nem todos os gestores pensam sobre isso, mas construir uma ótima comunicação interna — capaz de dar voz aos funcionários, parceiros estratégicos e investidores — é essencial. Sem isso, a empresa pega um breve caminho ao insucesso.

O desafio é porque, em muitas empresas, ainda há uma forte estrutura de “comando e controle”. As decisões são tomadas pela alta administração, com pouca ou nenhuma consulta à base da pirâmide, depois acatadas pelos demais funcionários da empresa.

Dialogar em meio à crise

Crises empresariais podem surgir por variados motivos, por exemplo, desastres ambientais, rombos financeiros ou crises econômicas. Elas devem ser conduzidas com uma exímia comunicação, com o público interno e o externo à empresa.

No entanto, é um verdadeiro desafio manter a adequada comunicação em momentos de crise. Muitos gestores fazem totalmente o oposto: começam a reter e esconder informações — um grave erro. O ideal é contar com uma assessoria de imprensa.

Resistir ao uso de modernos canais

Se há alguns anos os canais de comunicação se restringiam ao mural de recados, caixa de sugestões e jornal interno, hoje, há uma enorme diversidade. A tecnologia permite que o smartphone, o computador, entre outros canais sejam usados.

Nesse sentido, é preciso se adaptar, mudar, evoluir. Infelizmente, muitos gestores ainda colocam diversas barreiras à mudança, especialmente nas empresas burocráticas.

Esses são os principais desafios existentes na comunicação empresarial, porém, existem outros. Analise-os com atenção. Depois, verifique se um ou mais deles estão presentes em sua empresa. Assim, poderá criar planos estratégicos para contorná-los, bem como contratar uma agência de comunicação especializada no assunto.

E então? Entendeu quais são os desafios da comunicação empresarial? Agora, aproveite para deixar seu comentário no artigo. Conte suas dúvidas, experiências e sugestões sobre o tema!

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900