Por que as redes sociais serão a grande mídia das campanhas políticas

Os últimos anos estão sendo marcados por protestos em todo Brasil. Manifestações organizadas por grupos, como Vem para Rua, Pró Impeachment e Movimento Brasil Livre, ganharam repercussão e grande espaço no cenário de notícias. Nestas semanas, foi a vez dos protestos de movimentos sociais, centrais sindicais e outras organizações civis ocuparem horas nos veículos de imprensa.    

O que essa onda de manifestação tem em comum é que suas organizações ocorrem on-line, principalmente por meio do Facebook e do Twitter. Apenas num segundo momento esses movimentos tiveram a cobertura da mídia tradicional. 

Essa nova forma de organização é expressiva e mostra o importante papel das redes sociais na propagação de informações de opinião. Ferramentas como o Facebook possibilitam uma maior interatividade entre as pessoas conectadas e os meios convencionais. 

Percebendo essa característica e o poder que a internet tem como instrumento de mudança, o número de campanhas políticas no espaço on-line vem aumentando. 

A primeira campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos chamou atenção do mundo ao utilizar técnicas de marketing digital eleitoral e ferramentas digitais, com o objetivo de conquistar e recrutar formadores de opiniões. 

E a grande sacada para as eleições de 2018 é que os candidatos utilizem ainda mais essa mídia não tradicional para conquistar eleitores e divulgar suas propostas.  

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Mas, apesar dos números atraentes, para a criação de perfis nas campanhas eleitorais, é importante a criação de estratégias. Mark Zuckerberg já anunciou que o objetivo da plataforma é focar em ferramentas de vídeo em seus aplicativos, uma vez que o formato tem crescido cada vez mais. 

Agora é aguardar como os candidatos entrarão nessa onda e se as estratégias adotadas serão interativas e visuais para chamar a atenção do eleitor.

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900