O que toda empresa precisa saber sobre comunicação digital

Se fosse possível escolher uma única palavra para definir o tempo em que vivemos, o termo seria velocidade, sobretudo na comunicação. Num piscar de olhos, um comentário, um acontecimento, um produto ou uma pessoa ganha status de meme, viraliza e é compartilhado em todo o mundo.

Uma interpretação é o suficiente. Não importa mais se é certo ou errado, o que foi e o que deveria ser. Com um celular e um pouco de criatividade, uma reputação pode ir do topo ao chão (e vice-versa) pelos dedos de qualquer um, sendo verdade ou não.

É nessa hora que a comunicação digital tem papel-chave. É por meio dela que a empresa conseguirá sair de uma crise de imagem ou se aproveitar do momento de mais visibilidade para lucrar.

Quem não acompanha as mudanças, não se transforma, não inova e não investe em comunicação digital dificilmente sobreviverá.

Confira abaixo o que todo gestor precisa saber para implantar suas estratégias no ambiente web.

VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL:

  • Relacionamento direto com o cliente

É possível conhecer melhor o público e conversar de forma mais eficiente com ele.

  • Imediatismo

O retorno do público sobre um produto ou serviço é muito rápido, o que permite melhorar ou ampliar uma ação.

  • Mais alcance

Sua mensagem principal ou produto pode chegar a qualquer pessoa e local por meio de uma simples ferramenta, de aplicativo ou das redes sociais.

  • Mais engajamento

Sua marca ou produto tem grandes chances de ser recomendada por outras pessoas, como uma espécie de “boca a boca virtual”.

  • Mais possibilidade de venda/resultados

Sua mensagem chega para quem realmente compra ou tem vontade de comprar seu produto ou serviço.

  • Mais presença na internet

Quanto mais espaços e links seu negócio tiver na rede, mais sua marca será vista.

  • Conteúdo de qualidade

Quando suas redes oferecem informações atrativas e qualificadas, mais chance sua marca tem de ser recomendada.

  • Valor mais acessível

Investir em ações via redes sociais pode ser mais barato do que nas mídias tradicionais.

 

ERROS MAIS COMUNS NA COMUNICAÇÃO DIGITAL:

  • Site desatualizado

Informações atuais são imprescindíveis para ter presença virtual.

  • Redes sociais “abandonadas”

Sem atualização frequente, não há interação e contato com o público.

  • Não responder aos comentários nas redes

O contato constante com os internautas é fundamental para o sucesso da marca na rede e para a conversão em compras.

  • Falar da forma errada com seus públicos

Cada cliente tem um perfil. E a mensagem que você quer passar deve ser produzida exclusivamente para cada um deles.

  • Oferecer um produto/serviço para o público errado

De nada adianta conhecer o público se o produto ou serviço não atende ao que ele busca.

  • Ter apenas uma rede social ou estar em todas

As marcas devem estar em todos os espaços que possam reforçar ou divulgar sua imagem. Mas essas redes devem ser definidas estrategicamente, com base no seu público.

  • Não se posicionar diante de críticas na web

As empresas não devem ter medo de se posicionarem sempre que necessário. Em momentos de crise, por exemplo, é fundamental responder e informar seu cliente.

  • Achar que consegue gerir as redes sozinho

A comunicação exige cuidados e deve ser feita estrategicamente. Tudo o que for divulgado precisa ser avaliado antes. É necessário saber o que quer dizer, para quê, para qual público etc. E ninguém melhor do que uma empresa de comunicação para ajudá-lo nisso.

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Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

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