Se fosse possível escolher uma única palavra para definir o tempo em que vivemos, o termo seria velocidade, sobretudo na comunicação. Num piscar de olhos, um comentário, um acontecimento, um produto ou uma pessoa ganha status de meme, viraliza e é compartilhado em todo o mundo.
Uma interpretação é o suficiente. Não importa mais se é certo ou errado, o que foi e o que deveria ser. Com um celular e um pouco de criatividade, uma reputação pode ir do topo ao chão (e vice-versa) pelos dedos de qualquer um, sendo verdade ou não.
É nessa hora que a comunicação digital tem papel-chave. É por meio dela que a empresa conseguirá sair de uma crise de imagem ou se aproveitar do momento de mais visibilidade para lucrar.
Quem não acompanha as mudanças, não se transforma, não inova e não investe em comunicação digital dificilmente sobreviverá.
Confira abaixo o que todo gestor precisa saber para implantar suas estratégias no ambiente web.
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL:
- Relacionamento direto com o cliente
É possível conhecer melhor o público e conversar de forma mais eficiente com ele.
- Imediatismo
O retorno do público sobre um produto ou serviço é muito rápido, o que permite melhorar ou ampliar uma ação.
- Mais alcance
Sua mensagem principal ou produto pode chegar a qualquer pessoa e local por meio de uma simples ferramenta, de aplicativo ou das redes sociais.
- Mais engajamento
Sua marca ou produto tem grandes chances de ser recomendada por outras pessoas, como uma espécie de “boca a boca virtual”.
- Mais possibilidade de venda/resultados
Sua mensagem chega para quem realmente compra ou tem vontade de comprar seu produto ou serviço.
- Mais presença na internet
Quanto mais espaços e links seu negócio tiver na rede, mais sua marca será vista.
- Conteúdo de qualidade
Quando suas redes oferecem informações atrativas e qualificadas, mais chance sua marca tem de ser recomendada.
- Valor mais acessível
Investir em ações via redes sociais pode ser mais barato do que nas mídias tradicionais.
ERROS MAIS COMUNS NA COMUNICAÇÃO DIGITAL:
- Site desatualizado
Informações atuais são imprescindíveis para ter presença virtual.
- Redes sociais “abandonadas”
Sem atualização frequente, não há interação e contato com o público.
- Não responder aos comentários nas redes
O contato constante com os internautas é fundamental para o sucesso da marca na rede e para a conversão em compras.
- Falar da forma errada com seus públicos
Cada cliente tem um perfil. E a mensagem que você quer passar deve ser produzida exclusivamente para cada um deles.
- Oferecer um produto/serviço para o público errado
De nada adianta conhecer o público se o produto ou serviço não atende ao que ele busca.
- Ter apenas uma rede social ou estar em todas
As marcas devem estar em todos os espaços que possam reforçar ou divulgar sua imagem. Mas essas redes devem ser definidas estrategicamente, com base no seu público.
- Não se posicionar diante de críticas na web
As empresas não devem ter medo de se posicionarem sempre que necessário. Em momentos de crise, por exemplo, é fundamental responder e informar seu cliente.
- Achar que consegue gerir as redes sozinho
A comunicação exige cuidados e deve ser feita estrategicamente. Tudo o que for divulgado precisa ser avaliado antes. É necessário saber o que quer dizer, para quê, para qual público etc. E ninguém melhor do que uma empresa de comunicação para ajudá-lo nisso.