O que são micro-momentos e como eles ajudam a captar a atenção do consumidor

Em um cenário repleto de informações, é mesmo difícil captar a atenção do consumidor. Ele está cada vez mais disperso, uma vez que precisa absorver uma imensidão de conteúdos provenientes de diferentes canais. Em contrapartida, isso também traz mais objetividade às ações, especialmente no que diz respeito a decisões de compra e à experiência final do usuário.

No entanto, para balancear essa questão, existem os micro-momentos — aqueles em que o consumidor realmente tem a necessidade de realizar uma busca na Internet para encontrar um dado ou explicação. Nessas breves oportunidades, as marcas conseguem encontrar brecha para causar um impacto positivo e colher bons frutos com sua presença digital. Essa jornada fragmentada é desafiadora, mas pode gerar bons resultados quando administrada corretamente.

Gostaria de aprender mais sobre como fazer isso? Então continue a leitura deste artigo, faça novas descobertas e vire esse novo contexto a favor de sua empresa. Vamos lá?

O que são micro-momentos?

Com smartphones e outros dispositivos móveis, é natural que o consumidor esteja cada vez mais conectado. Por isso, seu comportamento muda a todo o momento e está, agora, muito diferente do que era há alguns anos. Para estabelecer um processo de compra, ele compara preços, verifica a reputação de empresas, informa-se sobre materiais de produtos e coloca em prática mais uma série de ações que precisam de um instrumento em comum: um mecanismo de busca, como o Google.

A empresa, inclusive, foi a primeira que surgiu com esse conceito de micro-momentos, denominação dada a cada pequena e rápida etapa que leva a uma negociação ou à efetivação de compra. Neles, os usuários deixam transparecer sua real intenção e mostram aproximadamente quanto tempo levarão para concluí-la. Segundo o Google, existem quatro importantes micro-momentos, e é sobre eles que vamos falar mais detalhadamente agora para explicar melhor toda essa trajetória.

Momento “eu quero saber”

Viu um assunto bacana na televisão? Um amigo comentou sobre um produto diferenciado? Assistiu a um vídeo de um influenciador digital que recomenda um serviço? Se você sentiu interesse e decidiu pesquisar a respeito na Internet, então, passou por esse micro-momento. Ele é um dos mais comuns e acontece o tempo todo, mesmo que a ação final de compra demore um pouco a ser concluída.

Momento “eu quero ir”

Esse micro-momento diz respeito ao desejo de se chegar a algum local: pode ser por meio de uma pesquisa pela localização do estabelecimento ou por serviços de GPS. Também é válido para as buscas destinadas a encontrar um local próximo de onde o usuário está, bem como conferir indicações e recomendações de outras pessoas sobre onde comer, o que visitar e muito mais.

Momento “eu quero fazer”

Para aprender a desenvolver ou criar algo, é fácil utilizar o Google para buscar cada passo e, até mesmo, para decidir qual é a maneira mais fácil de colocar aquilo em prática. São coisas corriqueiras: como fazer uma receita culinária, como instalar um equipamento eletrônico ou como resolver um problema doméstico, por exemplo. Esse é, portanto, outro micro-momento importante, que abre portas para um conteúdo interessante que pode ir além de textos e imagens estáticas.

Momento “eu quero comprar”

Esse é o micro-momento mais importante, pois revela a real intenção de compra do consumidor. A busca realizada contém o nome da marca, produto ou serviço, o que é suficiente para perceber que ele está realmente decidido a respeito da ação e consegue ser específico o suficiente para demonstrar isso.

Por exemplo, se ele buscar por “cama de solteiro”, significa que gostaria de saber sobre alguns modelos, preços e marcas. No entanto, se ele procurar por “cama de solteiro box conjugada”, é possível deduzir que ele já sabe muito bem o que quer e espera sair dali com a compra finalizada.

Que tipo de revoluções eles causam nas campanhas online?

Os micro-momentos são elementos revolucionários para campanhas online. Em geral, elas têm como principais objetivos aumentar a visibilidade da marca, intensificar a geração de leads e alavancar vendas. E essas etapas fragmentadas contribuem justamente para fazer com que o conteúdo seja mais direcionado e conduza realmente o consumidor para a ação final.

A principal ideia é ser útil para o público. Estar sempre presente toda vez que ele precisar. E, é claro, contribuir com informações relevantes, completas e objetivas não só para que ele compre, mas para que ele tenha uma experiência satisfatória em relação à marca por meio de uma simples consulta. Por isso, é muito importante ficar de olho no comportamento de busca do seu consumidor e em quais palavras-chave são as mais utilizadas.

É interessante reunir outros dados relevantes, como o dispositivo mais usado para a busca, e verificar que tipo de conteúdo você oferece até o presente momento. Se ele não estiver atendendo a demanda, é fundamental reformulá-lo e criar outros materiais que realmente se encaixam naquilo que o seu público espera.

Como eles podem oferecer mais valor ao consumidor?

Os micro-momentos são uma excelente oportunidade de oferecer mais valor ao consumidor. Para tanto, é essencial que a marca tenha um ótimo posicionamento digital. Isso não significa apenas estar presente em redes sociais ou ter um site ativo. Eles precisam realmente funcionar como canal de transmissão de um conteúdo rico e interessante, que seja consultado com frequência.

Sendo assim, é hora de otimizar suas ferramentas digitais. Preze por páginas com carregamento rápido e que tenham um design responsivo, para que o consumidor possa acessá-las de qualquer dispositivo móvel. No desenvolvimento de conteúdo, procure criar produções que, por meio de informações úteis, também estabeleçam uma conexão mais aprofundada com seu público.

É esse contato que cria verdadeiro valor, mais do que para o ato de compra, pois envolve a verdadeira experiência que o consumidor tem com a marca. Servir de respaldo e referência nos micro-momentos é, com certeza, uma das principais ações que fazem com que empresas sejam lembradas e que compras sejam concluídas mais de uma vez.

Agora que você entende a importância dos micro-momentos, é hora de começar a transformar o seu conteúdo digital. Aqui estão 10 estratégias de redes sociais para você se inspirar e construir um relacionamento ainda mais saudável com seu consumidor.

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