O que aprender com os melhores CEOs do mundo?

Comandar uma empresa é uma missão que exige conhecimentos teóricos e práticos. Além de entender seu mercado, é fundamental acumular experiência e atuar para fazer uma gestão de sucesso. A busca por capacitação é necessária, mas se inspirar nos melhores CEOs do mundo também é bastante eficiente.

Ao reconhecer os pontos de êxito de alguns dos maiores líderes empresariais do planeta, é possível aplicar mudanças em sua rotina e obter novos efeitos. Como consequência, muitos desafios do processo de gestão serão vencidos com maior facilidade.

A seguir, veja alguns dos melhores CEOs do mundo e saiba o que eles podem lhe ensinar.

Steve Jobs 

Falecido em 2011, Steve Jobs deixou um legado que durará muito mais do que sua vida. Famoso por ser o presidente da Apple, desafiou limites e mudou a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.

Foi ele o idealizador do Macintosh, computadores concorrentes da Microsoft e que deram início a uma revolução na computação doméstica. Depois de ser expulso da própria companhia, fundou a Pixar, estúdio de animação adquirido pela Disney.

Em seguida, retornou ao controle da Apple e causou uma intensa transformação ao trazer a primeira geração de smartphones. Sempre focado em inovação, um de seus maiores ensinamentos é a importância de agregar valor, de se diferenciar e de dar atenção ao atendimento e ao relacionamento com o cliente.

Outro aspecto para aprender com Jobs é a relevância de ser visionário e se arriscar. Além de confiar nas próprias capacidades, é preciso ter um time de qualidade para atingir novos patamares.

Mark Zuckerberg

Considerado um dos bilionários mais jovens do planeta, Mark Zuckerberg é o fundador da maior rede social do mundo: o Facebook, que já conta com mais de 2 bilhões de usuários.

Apesar de já ter sido bem-sucedido em sua empreitada nas mídias sociais, ele não se contentou. Adquiriu o Instagram, o Whatsapp e tantos outros serviços. Por estar no ramo de tecnologia, a inovação já é esperada de sua parte.

Contudo, ele também pode ensinar sobre a gestão de equipes. Considerado um dos melhores CEOs do mundo, Zuckerberg tem uma preocupação constante em garantir o dinamismo, a interação e o engajamento.

A valorização de pessoas é igualmente importante, assim como estar aberto a novas necessidades e sugestões. Em um mercado permeado por diversas gerações, isso se torna indispensável.

Pablo Isla

A Inditex é uma holding espanhola comandada por Pablo Isla desde 2011. Sua marca mais conhecida é a Zara, uma das maiores varejistas de moda do planeta. Em 2017, foi eleito o melhor CEO do mundo pela Harvard Business Review.

Uma das coisas para aprender com o profissional é a importância do modelo de negócios. Por mais que as marcas sejam consolidadas, Isla se preocupou em montar um plano sólido, sustentável e que funciona mediante uma grande estratégia.

Ao mesmo tempo em que a definição de metas é indispensável, a criatividade não deve ser deixada de lado. Quanto à gestão de equipes, o profissional se preocupa em misturar culturas e talentos com oportunidades igualitárias. Ao somar isso a metas desafiadores, é possível construir um time motivado e com bons resultados.

Elon Musk

Presidente da SpaceX e da Tesla Motors, Elon Musk é um dos melhores CEOs do mundo por sua capacidade contínua de inovar. É responsável pela fabricação de carros elétricos pioneiros e, recentemente, aqueceu a corrida espacial entre as empresas de tecnologia.

Além de sua atuação diversificada em nichos variados, Musk ainda ensina sobre a necessidade de rever e ampliar as metas de forma contínua. Mais que buscar lucros maiores, procura resolver problemas de maior complexidade — e isso motiva o progresso de seus negócios.

Também é fundamental se espelhar em seu interesse progressivo. Mesmo já bem-sucedido, ele permanece a desenvolver técnicas de aprendizado para se tornar cada vez melhor.

Ao aprender com os melhores CEOs do mundo é possível buscar novas formas de atuar na gestão de equipes e empresas. Inspire-se nesses conselhos valiosos e aproveite efeitos diferenciados!

A comunicação interna também é um fator para o sucesso. Por isso veja como não deixar que as polêmicas externas afetem o clima organizacional.

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900