Comandar uma empresa é uma missão que exige conhecimentos teóricos e práticos. Além de entender seu mercado, é fundamental acumular experiência e atuar para fazer uma gestão de sucesso. A busca por capacitação é necessária, mas se inspirar nos melhores CEOs do mundo também é bastante eficiente.
Ao reconhecer os pontos de êxito de alguns dos maiores líderes empresariais do planeta, é possível aplicar mudanças em sua rotina e obter novos efeitos. Como consequência, muitos desafios do processo de gestão serão vencidos com maior facilidade.
A seguir, veja alguns dos melhores CEOs do mundo e saiba o que eles podem lhe ensinar.
Steve Jobs
Falecido em 2011, Steve Jobs deixou um legado que durará muito mais do que sua vida. Famoso por ser o presidente da Apple, desafiou limites e mudou a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.
Foi ele o idealizador do Macintosh, computadores concorrentes da Microsoft e que deram início a uma revolução na computação doméstica. Depois de ser expulso da própria companhia, fundou a Pixar, estúdio de animação adquirido pela Disney.
Em seguida, retornou ao controle da Apple e causou uma intensa transformação ao trazer a primeira geração de smartphones. Sempre focado em inovação, um de seus maiores ensinamentos é a importância de agregar valor, de se diferenciar e de dar atenção ao atendimento e ao relacionamento com o cliente.
Outro aspecto para aprender com Jobs é a relevância de ser visionário e se arriscar. Além de confiar nas próprias capacidades, é preciso ter um time de qualidade para atingir novos patamares.
Mark Zuckerberg
Considerado um dos bilionários mais jovens do planeta, Mark Zuckerberg é o fundador da maior rede social do mundo: o Facebook, que já conta com mais de 2 bilhões de usuários.
Apesar de já ter sido bem-sucedido em sua empreitada nas mídias sociais, ele não se contentou. Adquiriu o Instagram, o Whatsapp e tantos outros serviços. Por estar no ramo de tecnologia, a inovação já é esperada de sua parte.
Contudo, ele também pode ensinar sobre a gestão de equipes. Considerado um dos melhores CEOs do mundo, Zuckerberg tem uma preocupação constante em garantir o dinamismo, a interação e o engajamento.
A valorização de pessoas é igualmente importante, assim como estar aberto a novas necessidades e sugestões. Em um mercado permeado por diversas gerações, isso se torna indispensável.
Pablo Isla
A Inditex é uma holding espanhola comandada por Pablo Isla desde 2011. Sua marca mais conhecida é a Zara, uma das maiores varejistas de moda do planeta. Em 2017, foi eleito o melhor CEO do mundo pela Harvard Business Review.
Uma das coisas para aprender com o profissional é a importância do modelo de negócios. Por mais que as marcas sejam consolidadas, Isla se preocupou em montar um plano sólido, sustentável e que funciona mediante uma grande estratégia.
Ao mesmo tempo em que a definição de metas é indispensável, a criatividade não deve ser deixada de lado. Quanto à gestão de equipes, o profissional se preocupa em misturar culturas e talentos com oportunidades igualitárias. Ao somar isso a metas desafiadores, é possível construir um time motivado e com bons resultados.
Elon Musk
Presidente da SpaceX e da Tesla Motors, Elon Musk é um dos melhores CEOs do mundo por sua capacidade contínua de inovar. É responsável pela fabricação de carros elétricos pioneiros e, recentemente, aqueceu a corrida espacial entre as empresas de tecnologia.
Além de sua atuação diversificada em nichos variados, Musk ainda ensina sobre a necessidade de rever e ampliar as metas de forma contínua. Mais que buscar lucros maiores, procura resolver problemas de maior complexidade — e isso motiva o progresso de seus negócios.
Também é fundamental se espelhar em seu interesse progressivo. Mesmo já bem-sucedido, ele permanece a desenvolver técnicas de aprendizado para se tornar cada vez melhor.
Ao aprender com os melhores CEOs do mundo é possível buscar novas formas de atuar na gestão de equipes e empresas. Inspire-se nesses conselhos valiosos e aproveite efeitos diferenciados!
A comunicação interna também é um fator para o sucesso. Por isso veja como não deixar que as polêmicas externas afetem o clima organizacional.