Marketing sustentável: use a sustentabilidade de forma estratégica

 

O impacto ambiental da nossa geração preocupa a população e também instituições importantes como a ONU. Não por acaso, os debates sobre práticas sustentáveis ganham força. A consequência disso é que o consumidor está cada vez mais atento, o que exige cada vez mais da comunicação socioambiental, por exemplo. Na prática, a questão impacta diretamente nas empresas, que estão repensando suas estratégias por meio do marketing sustentável.

A mudança ocorre em resposta às demandas do consumidor. Uma pesquisa da Opinion Box constatou que os consumidores valorizam mais empresas que possuem práticas em prol do meio ambiente.

O estudo realizado com mais de duas mil pessoas identificou que 54% dos entrevistados afirmam que frequentemente, ou sempre, dão preferência para marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Muitas empresas já perceberam que mudando seu posicionamento é possível atrair um novo público, ou seja, aquele que é mais consciente em relação à sustentabilidade, e sem deixar de perder o público atual. Com isso, a empresa consegue aumentar os lucros e ainda colaborar positivamente com o planeta.

Dicas para colocar o marketing sustentável em prática

Apenas se posicionar como uma empresa sustentável não é o caminho correto. É preciso ir além do discurso. Caso contrário, a estratégia poderá gerar um efeito diferente do esperado. Por isso, quando uma empresa se posiciona como amiga do meio ambiente, uma série de reformulações precisam ser realizadas. Confira algumas!

Reciclagem e economia

Empresas que querem afirmar um posicionamento sustentável precisam praticar reciclagem em seus processos de produção e também na rotina do escritório. Isso, além de impactar o meio ambiente, proporcionará uma ótima economia a médio e longo prazo. Além disso, a economia de água é outra questão que deve ser levada a sério por quem pretende seguir um posicionamento verde.

Produtos poluentes

Empresas que atuam desenvolvendo produtos com substâncias poluentes precisarão mudar. Afinal, atuar com marketing sustentável e continuar poluindo o planeta é uma fórmula que não combina.

Programas ambientais

Uma ótima maneira de colocar o marketing sustentável em prática é criar programas ambientais ou colaborar com aqueles que já existem. Isso passa uma mensagem positiva para o consumidor e ainda gera mudanças importantes para um mundo melhor.

Empresas que atuam com marketing sustentável

Os três pontos mencionados acima já foram adotados por muitas empresas. Isso faz todo o sentido para nós, especialmente à luz do conceito da comunicação pro business, cujo foco estratégico está nos resultados de negócio. Algumas até foram além em suas ações de sustentabilidade como estratégia de marketing.

A Vizcaya, por exemplo, desenvolve seus produtos sem teste em animais. A NATIVE atua investindo em produtos orgânicos e ousou ao lançar açúcar e café orgânico.

A Natura também é outra empresa que atua em prol da sustentabilidade e criou um plano de diretrizes que tem como objetivo aumentar seu impacto positivo no planeta até 2050. Para isso, a Natura está investindo em ações que englobam seus produtos e até sua gestão institucional.

Diante de tudo o que foi mencionado, a conclusão a que podemos chegar é que marketing sustentável é um posicionamento benéfico para qualquer empresa, pois tem um impacto muito forte sobre a marca. Se quer entender melhor o quanto isso é importante, leio nosso artigo “Reputação de marca: mais importante do que você imagina!”.

 

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Av. do Contorno, 8289 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30441-039

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900