Toda empresa precisa traçar planos e estratégias para promover e divulgar seus produtos ou serviços, não é mesmo? Então, surge a dúvida acerca de qual ação merece investimento: marketing online ou marketing offline?
Há quem acredite que os dois devem existir em mundos separados, sem que haja sobreposição. No entanto, o fato é que, com equilíbrio, planejamento e consistência, o ideal é investir nas duas estratégias.
Quando o marketing online e offline trabalham juntos, um preenche as lacunas do outro, o que é benéfico para a estratégia como um todo. Confira este post e entenda melhor as diferenças entre os dois tipos de marketing e como é possível combiná-los na prática.
Boa leitura!
O que é marketing online?
O marketing feito na internet já não é mais novidade, mas algumas empresas ainda não compreenderam totalmente sua essência e não sabem como tirar proveito de todas as oportunidades que ele oferece.
Há quem pense, por exemplo, que o marketing online se restringe ao envio de spam por e-mail e à publicação de banners em sites. No entanto, ele já vai muito além disso.
Como vivemos em uma época em que muitos consumidores passam bastante tempo conectados em diversos dispositivos, alcançá-los de maneira digital é mais eficiente, barato e rápido. Dentre as principais ferramentas do marketing online estão:
- websites;
- blogs;
- redes sociais;
- e-mail;
- anúncios.
São várias as vantagens oferecidas pelo marketing online. Entre elas podemos destacar:
- custo reduzido, já que o investimento é flexível e facilmente controlado. Além disso, atualmente existem diversas estratégias que facilitam um melhor posicionamento nos mecanismos de busca de maneira gratuita;
- possibilidade de medição por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics. O AdWords e as redes sociais também fornecem informações precisas sobre o ROI (retorno do investimento);
- resultados em tempo real, de forma que a eficiência das estratégias é analisada e mudanças podem ser implementadas durante o processo;
- facilidade de segmentar e delimitar o público-alvo das campanhas.
O que é marketing offline?
O marketing offline é conhecido tradicionalmente como publicidade e busca fornecer informações sobre um produto ou serviço por meio da comunicação em massa, com fins comerciais. Os recursos desse tipo de marketing mais utilizados são:
- outdoors,
- panfletos;
- anúncios em jornais e revistas;
- anúncios em rádio ou televisão;
- mala direta.
Vale dizer que, mais do que estimular os consumidores à compra, o marketing offline também tem a capacidade de aumentar a notoriedade de um produto ou marca, impulsionando sua identidade e aumentando a convicção emocional e racional dos potenciais clientes.
Quais são as vantagens de trabalhar com os dois juntos?
É preciso que fique claro que as estratégias de marketing online não precisam substituir as de marketing offline e vice-versa.
O mais recomendado é que as técnicas se complementem, formando uma estratégia de marketing mais robusta e completa, trazendo mais atenção à marca e aumentando a visibilidade da empresa.
A integração das atividades online e offline faz com que a empresa seja encontrada por diferentes tipos de potenciais compradores, fortalecendo sua marca e colocando-a à frente da concorrência.
Além de aumentar as vendas, essa combinação das estratégias também amplia a credibilidade do seu negócio e a conscientização dos clientes acerca de seus produtos.
Basicamente, a ideia então deve ser criar campanhas offline que conduzam potenciais clientes para as plataformas digitais da empresa e promover ações online que despertem no público o desejo de ir até a loja física para aproveitar uma promoção.
Assim, uma ação que começou online tem seu desfecho no ponto de venda e o contrário também pode ocorrer. Desse modo, as atividades promocionais offline geram tráfego online para a empresa e o que é divulgado na internet leva pessoas aos pontos de venda.
É importante destacar que, para que esse tipo de estratégia funcione bem, é fundamental que o produto conhecido de modo offline seja encontrado também no ambiente virtual e vice-versa — de preferência com o mesmo preço, caso não haja alguma promoção específica.
Como essa união pode ocorrer na prática?
Obviamente, cada serviço e produto exige uma mensagem diferente, assim como cada diferente canal é mais adequado para determinados perfis de consumidores.
Entretanto, o ponto principal é que quanto mais ferramentas são utilizadas, maiores são as chances de atingir o público-alvo em todos os lugares — seja folheando uma revista, seja ouvindo rádio no carro ou navegando por sites e redes sociais.
Confira algumas dicas de como fazer isso de forma prática no dia a dia de sua empresa:
- faça o lançamento de uma campanha online e uma offline simultaneamente, utilizando a mesma mensagem e, de preferência, o mesmo visual — para que não haja discrepâncias que possam resultar em confusão na mente do público;
- dirija-se ao mesmo público, tanto na estratégia online quanto na offline, buscando utilizar a linguagem mais familiar e adequada para o perfil do potencial cliente de sua empresa, oferecendo produtos e serviços que correspondam às suas necessidades;
- use ferramentas online que identifiquem quais palavras-chave funcionam melhor com o seu público e que tipo de mensagem é mais eficaz. Em seguida, utilize essas informações e incorpore-as em suas promoções offline;
- anuncie online ofertas e eventos que estimulem os potenciais clientes a comparecer à loja física para conhecer novos produtos e desfrutar de promoções;
- crie eventos presenciais — como feiras e workshops — e faça a cobertura online deles, postando fotos em tempo real e transmitindo alguns momentos em vídeos ao vivo;
- mostre suas avaliações recebidas e outros resultados online em anúncios offline, por exemplo, contando algo que aconteceu em suas mídias sociais nas propagandas de rádio e televisão;
- utilize QR codes em peças gráficas e anúncios impressos para levar os consumidores ao site —seja para obter mais informações, seja para conseguir um desconto exclusivo.
E então, ficou mais fácil entender como as estratégias de marketing mais efetivas conseguem tirar proveito tanto das iniciativas do marketing online quanto do marketing offline?
Com nossas dicas, planejamento e consistência, é possível criar uma abordagem multifacetada e alcançar seus consumidores em qualquer lugar que estejam.
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