Marketing online ou offline? Escolha as duas!

Toda empresa precisa traçar planos e estratégias para promover e divulgar seus produtos ou serviços, não é mesmo? Então, surge a dúvida acerca de qual ação merece investimento: marketing online ou marketing offline?

Há quem acredite que os dois devem existir em mundos separados, sem que haja sobreposição. No entanto, o fato é que, com equilíbrio, planejamento e consistência, o ideal é investir nas duas estratégias.

Quando o marketing online e offline trabalham juntos, um preenche as lacunas do outro, o que é benéfico para a estratégia como um todo. Confira este post e entenda melhor as diferenças entre os dois tipos de marketing e como é possível combiná-los na prática.

Boa leitura!

métricas de marketing

O que é marketing online?

O marketing feito na internet já não é mais novidade, mas algumas empresas ainda não compreenderam totalmente sua essência e não sabem como tirar proveito de todas as oportunidades que ele oferece.

Há quem pense, por exemplo, que o marketing online se restringe ao envio de spam por e-mail e à publicação de banners em sites. No entanto, ele já vai muito além disso.

Como vivemos em uma época em que muitos consumidores passam bastante tempo conectados em diversos dispositivos, alcançá-los de maneira digital é mais eficiente, barato e rápido. Dentre as principais ferramentas do marketing online estão:

São várias as vantagens oferecidas pelo marketing online. Entre elas podemos destacar:

  • custo reduzido, já que o investimento é flexível e facilmente controlado. Além disso, atualmente existem diversas estratégias que facilitam um melhor posicionamento nos mecanismos de busca de maneira gratuita;
  • possibilidade de medição por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics. O AdWords e as redes sociais também fornecem informações precisas sobre o ROI (retorno do investimento);
  • resultados em tempo real, de forma que a eficiência das estratégias é analisada e mudanças podem ser implementadas durante o processo;
  • facilidade de segmentar e delimitar o público-alvo das campanhas.

O que é marketing offline?

O marketing offline é conhecido tradicionalmente como publicidade e busca fornecer informações sobre um produto ou serviço por meio da comunicação em massa, com fins comerciais. Os recursos desse tipo de marketing mais utilizados são:

  • outdoors,
  • panfletos;
  • anúncios em jornais e revistas;
  • anúncios em rádio ou televisão;
  • mala direta.

Vale dizer que, mais do que estimular os consumidores à compra, o marketing offline também tem a capacidade de aumentar a notoriedade de um produto ou marca, impulsionando sua identidade e aumentando a convicção emocional e racional dos potenciais clientes.

Quais são as vantagens de trabalhar com os dois juntos?

É preciso que fique claro que as estratégias de marketing online não precisam substituir as de marketing offline e vice-versa.

O mais recomendado é que as técnicas se complementem, formando uma estratégia de marketing mais robusta e completa, trazendo mais atenção à marca e aumentando a visibilidade da empresa.

A integração das atividades online e offline faz com que a empresa seja encontrada por diferentes tipos de potenciais compradores, fortalecendo sua marca e colocando-a à frente da concorrência.

Além de aumentar as vendas, essa combinação das estratégias também amplia a credibilidade do seu negócio e a conscientização dos clientes acerca de seus produtos.

Basicamente, a ideia então deve ser criar campanhas offline que conduzam potenciais clientes para as plataformas digitais da empresa e promover ações online que despertem no público o desejo de ir até a loja física para aproveitar uma promoção.

Assim, uma ação que começou online tem seu desfecho no ponto de venda e o contrário também pode ocorrer. Desse modo, as atividades promocionais offline geram tráfego online para a empresa e o que é divulgado na internet leva pessoas aos pontos de venda.

É importante destacar que, para que esse tipo de estratégia funcione bem, é fundamental que o produto conhecido de modo offline seja encontrado também no ambiente virtual e vice-versa — de preferência com o mesmo preço, caso não haja alguma promoção específica.

Como essa união pode ocorrer na prática?

Obviamente, cada serviço e produto exige uma mensagem diferente, assim como cada diferente canal é mais adequado para determinados perfis de consumidores.

Entretanto, o ponto principal é que quanto mais ferramentas são utilizadas, maiores são as chances de atingir o público-alvo em todos os lugares — seja folheando uma revista, seja ouvindo rádio no carro ou navegando por sites e redes sociais.

Confira algumas dicas de como fazer isso de forma prática no dia a dia de sua empresa:

  1. faça o lançamento de uma campanha online e uma offline simultaneamente, utilizando a mesma mensagem e, de preferência, o mesmo visual — para que não haja discrepâncias que possam resultar em confusão na mente do público;
  2. dirija-se ao mesmo público, tanto na estratégia online quanto na offline, buscando utilizar a linguagem mais familiar e adequada para o perfil do potencial cliente de sua empresa, oferecendo produtos e serviços que correspondam às suas necessidades;
  3. use ferramentas online que identifiquem quais palavras-chave funcionam melhor com o seu público e que tipo de mensagem é mais eficaz. Em seguida, utilize essas informações e incorpore-as em suas promoções offline;
  4. anuncie online ofertas e eventos que estimulem os potenciais clientes a comparecer à loja física para conhecer novos produtos e desfrutar de promoções;
  5. crie eventos presenciais — como feiras e workshops — e faça a cobertura online deles, postando fotos em tempo real e transmitindo alguns momentos em vídeos ao vivo;
  6. mostre suas avaliações recebidas e outros resultados online em anúncios offline, por exemplo, contando algo que aconteceu em suas mídias sociais nas propagandas de rádio e televisão;
  7. utilize QR codes em peças gráficas e anúncios impressos para levar os consumidores ao site —seja para obter mais informações, seja para conseguir um desconto exclusivo.

E então, ficou mais fácil entender como as estratégias de marketing mais efetivas conseguem tirar proveito tanto das iniciativas do marketing online quanto do marketing offline?

Com nossas dicas, planejamento e consistência, é possível criar uma abordagem multifacetada e alcançar seus consumidores em qualquer lugar que estejam.

Se você gostou do nosso conteúdo, siga nossas páginas nas redes sociais — FacebookLinkedIn e Twitter — e fique por dentro de tudo o que publicamos aqui!

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900