Jornal interno: como as empresas estão reinventando esse veículo?

Mesmo com o avanço da tecnologia, o jornal interno continua sendo um instrumento de comunicação eficaz e dinâmico dentro das organizações. Isso se dá porque nem todos os colaboradores têm acesso constante a internet ao longo da sua jornada de trabalho.

Logo, com o objetivo de manter todos cientes e alinhados quanto às informações da empresa, é importante implantar essa ferramenta que possibilita um alcance de todos os públicos, com a mesma qualidade e dinâmica necessária. A seguir, mostraremos como as empresas estão reinventando esse veículo, entre outras informações importantes acerca do tema. Acompanhe! 

O que é e por que adotar um jornal interno na empresa?

A comunicação interna tem um grande poder de elevar o sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, pois permite que eles entendam a relevância do trabalho individual para a eficiência do time.

Dentre os vários canais de comunicação interna utilizados dentro de uma organização, temos o chamado jornal interno que, basicamente, reflete em um material que engloba informações, eventos e fatos relacionados à empresa.

Quando a comunicação interna não provoca nenhuma reação por parte dos colaboradores é muito provável que ela não esteja sendo bem realizada ou, possivelmente, apresenta falhas no percurso ao repassar as informações.

Como planejar o jornal interno da empresa?

É importante saber como planejar o jornal interno para que os funcionários se tornem leitores assíduos. Nesse sentido, separamos duas dicas relevantes que devem ser levadas em consideração na hora de estruturá-lo. Confira!

Linguagem do conteúdo

É importante ressaltar que o público interno de uma organização é composto por pessoas de diferentes níveis de escolaridade. Portanto, o texto deve apresentar uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Periodicidade

A periodicidade com que o material será disparado aos funcionários também reflete em uma boa ou má comunicação interna. Desse modo, é aconselhável manter uma periodicidade quinzenal ou mensal.

Quais são os benefícios gerados para a empresa?

O jornal interno é considerado uma poderosa ferramenta estratégica, uma vez que otimiza e aproxima o relacionamento entre a organização e seus colaboradores. Nessa direção, separamos quatro benefícios que você, empresário, terá ao implantar o jornal interno na sua empresa.

Fortalece a marca

Para obter o crescimento da organização, é importante que o colaborar seja comunicado e receba periodicamente as notícias que permeiam o ambiente da empresa. Assim, o jornal interno pode ser o principal canal de comunicação para proteger e divulgar a marca dentro da empresa.

Evita boatos

Infelizmente, quando as empresas não se preocupam com a comunicação interna é comum o surgimento de boatos. Por isso, a produção de um jornal interno é uma forma de democratizar as informações e evitar ruídos entre os trabalhadores.

Alinha os colaboradores com os valores e a missão da empresa

Para que os objetivos de uma organização sejam alcançados é fundamental que os colaboradores estejam informados quanto as posturas e os comportamentos que se esperam deles. Assim, o jornal interno ajuda também a transmitir e alinhar a missão e os valores da empresa. 

Valoriza os funcionários

Quem não gosta de se sentir valorizado, não é mesmo? E uma das formas de fazer isso é utilizando o jornal interno. Com ele, além de inserir as informações e fatos da empresa, é possível ressaltar algum feito de um colaborador e, consequentemente, elevar o engajamento da equipe.

Tão importante quanto a comunicação com o público externo é a comunicação interna para que todos os colaboradores compartilhem da mesma direção estratégica da organização.

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