Neste post, você vai entender a importância estratégica de aliar franchising e comunicação para potencializar seus resultados de negócios
Queda substancial de produtividade, imagem arranhada, reputação comprometida, menores lucros e até falência precoce do negócio. Esses são apenas alguns do problemas causados quando a comunicação é falha na estrutura do franchising, que envolve as informações repassadas entre franqueador e franqueados, bem como o tipo de mensagem (ou discurso) que o público externo recebe.
Especialmente nesses tempos, em que vivemos uma pandemia de coronavírus, é preciso que a comunicação seja eficiente para que os royalties – principal fonte de sustentação de muitas franquias – não parem de chegar. Neste post, você vai entender como a integração 360º é essencial para alinhar franchising e comunicação. Continue lendo!
Qual a importância da comunicação 360º para o franchising?
Antes de tudo, vamos esclarecer o conceito de comunicação 360º que, originada dos bancos acadêmicos, virou prática comum no mercado atual. Como o próprio nome já sugere, a comunicação 360º é a que perpassa todas as áreas de uma empresa, criando um só discurso e estabelecendo consonância entre público externo e interno. Sendo assim, a comunicação 360º abrange:
- comunicação institucional;
- comunicação interna;
- comunicação mercadológica;
- comunicação nos meios digitais;
- ainda outras, que não param de surgir.
Franchising e comunicação
A importância da comunicação 360º para o franchising se dá a partir do momento em que a essência desse tipo de negócio imprescinde de um constante fluxo de informações para que franqueado e franqueador sigam alinhados e de fato alcancem o público almejado pela marca.
Ou seja, a comunicação 360º traz a compreensão de quem é esse público e permite definir processos quanto mais assertivos para que todas as mensagens, independente do teor, sejam integralmente compreendidas, favorecendo, sempre, uma experiência significativa com a marca (user experience).
Por que o conceito de Comunicação Pro Business deve ser um valor inegociável nesse tipo de negócio
Em se tratando da visão 360º sobre os canais de informação mais relevantes de uma empresa, a Comunicação Pro Business, conceito que traduz nossa agência para muito além do próprio nome, tem a capacidade de focar todo esse processo na obtenção de resultados reais para qualquer tipo de negócio – o franchising incluído. Podemos citar alguns deles:
- redução do custo para aquisição de clientes (CAC);
- fidelização (Lifetime Value);
- fortalecimento da reputação;
- melhoria na imagem da empresa;
- aumento do valor da marca (Valuation);
- otimização da performance a partir de processos internos mais assertivos e equipes mais qualificadas.
A Comunicação Pro Business no franchising
Estudo recente divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade sem fins financeiros, revela o avanço do setor no país, apontando as franquias de “O Boticário” e “McDonald’s” como as mais lucrativas. Um dado relevante que demonstra esse crescimento se relaciona ao aumento no volume de unidades das franquias em 2019 de 9% (é claro que a pandemia mudou todo esse panorama em 2020, como veremos adiante).
Cases de sucesso: O Boticário e McDonald’s
A partir do exemplo das duas maiores franquias do Brasil, podemos ter a dimensão do efeito da Comunicação Pro Business no franchising, afinal, são empresas que conhecem o seu público e sabem se comunicar com ele, além disso, conseguem manter o mesmo padrão de performance e atendimento em todas as unidades, o que só vem a contribuir cada vez mais para o valor das marcas e fidelização da clientela.
Ou seja, quem já adentrou uma franquia de O Boticário e o Mcdonald’s em lugares diversos do país, não experimentou diferenças e provavelmente teve as expectativas supridas de atendimento e qualidade do serviço e produto. Essa padronização se deve, em grande parte, a uma comunicação bem alinhada entre franqueados e franqueadores, com base na geração de resultados perceptíveis – que é justamente a essência da Comunicação Pro Business.
Tempos de pandemia: a importância dos royalties para o franchising
O ranking da ABF certamente não previa que, em 2020, o cenário de crescimento promissor iria sofrer um abalo de proporções gigantescas em função da chegada do coronavírus. Com as regras de isolamento social colocadas em prática em meados de março para evitar (ou pelo menos, adiar) o contágio, a economia sofreu o impacto, uma vez que todos estabelecimentos classificados de “não essenciais” foram fechados por meio de decreto, obrigando os demais a funcionarem apenas de acordo com as medidas determinadas por autoridades de saúde.
Nesse contexto crítico de queda abrupta no faturamento e evasão de clientes, franqueadores necessitam, mais do que nunca, do pagamento dos chamados royalties por parte dos franqueados para sustentar o negócio e manter a marca ilesa no mercado. Vale destacar, porém, que a prática de royalties não é obrigatória – trata-se de um acordo entre franqueador e franqueado, porém, para muitas franquias, cabe aos royalties ser a principal fonte de remuneração.
O valor da informação precisa diante da crise
Sendo assim, é obrigação do franqueador fornecer informações bastante claras no que se refere a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado. E se nessa relação nunca se estabeleceu uma comunicação eficiente, fica ainda mais complexo conseguir engajar o franqueado na sustentabilidade do negócio em um período em que todos estão no mesmo barco navegando por uma crise que não parece ter fim.
Como você pode ter observado neste artigo, franchising e comunicação são duas práticas indissociáveis, afinal, não há como conectar uma rede de franquias presente no país das dimensões do Brasil sem uma estratégia de comunicação eficiente, que ao mesmo tempo em que considere as diferenças entre franqueados, estabeleça um discurso único, que venha a consolidar a marca, crescer a empresa e favorecer a aquisição de dividendos indispensáveis para as situações emergenciais e inesperadas.
Bom, e agora que você está por dentro da importância da Comunicação Pro Business para o seu fanchising, mas ainda não sabe por onde começar a estabelecer essa cultura no seu negócio, que tal contar com uma equipe multidisciplinar para lhe ajudar no set up da sua estratégia? Confie em quem leva no próprio nome a credibilidade de mais de 25 anos de comunicação corporativa: a Partners Comunicação Pro Business.