O site para empresa traz diversos benefícios ao seu negócio. Ele aumenta a exposição da marca, posiciona a empresa no mercado, melhora o relacionamento com o público e alavanca as vendas.
Se você ainda está se questionando se realmente é importante investir em um site, pense em alguma marca que você admira e analise como ela se posiciona na internet. Certamente ela tem um site e trabalha nas redes sociais, divulgando conteúdo focado em conversão.
Independentemente do segmento, tamanho ou local, todo negócio de sucesso tem suas estratégias alinhadas à presença digital. Portanto, entenda de uma vez por todas por que investir em um site para empresa deve estar nos seus planos!
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.
Melhorar a experiência de navegação dos usuários
Em 2014, o número de acessos à internet via dispositivos móveis superou os acessos feitos por desktop. Além disso, usuários de celulares passam mais tempo conectados à internet do que usuários que utilizam o computador de mesa. Essa virada surpreendeu muitos empreendedores que ainda não estavam preparados para produzir e gerenciar sites responsivos.
De forma resumida, o site responsivo é aquele que se adapta e se ajusta a qualquer tamanho de dispositivo. Isso é muito importante para oferecer a melhor experiência possível aos usuários e, consequentemente, gerar mais vendas.
O Google lançou o mobile first index, uma novidade que muda a forma como o motor de buscas indexa os sites em sua plataforma. Antes, os parâmetros principais levavam em consideração as pesquisas realizadas em computadores, mas agora os fatores de busca avaliam primeiramente se o seu site está preparado para o mobile.
Gerar autoridade no seu segmento
Quando você tem algum problema ou necessidade, geralmente busca a solução no Google. Ao encontrar duas empresas que podem resolver o seu problema, você percebe que só uma tem um site e a outra utiliza uma página no Facebook desatualizada. Em qual você confiaria mais?
Por mais que as redes sociais ofereçam ótimas oportunidades, o site traz características profissionais a uma empresa. Nele, é possível personalizar o conteúdo, produzir mídias variadas como vídeos, e-books, artigos, blog posts, podcasts, entre outros. O site também abre canais de contato entre cliente e empresa.
Expandir o mercado
Alguns pequenos empreendimentos com foco em mercados locais se questionam sobre a real necessidade de um site. É precipitado acreditar que a única finalidade de um site para empresa é a venda de produtos. A página na internet abre as suas portas para um novo público, mesmo que ele seja local. Quantas vezes você já encontrou um restaurante ou loja na internet que você nem sabia que era localizado na sua cidade?
A melhor forma de expandir os negócios é gerando tráfego no site. Nesse sentido, uma boa pedida é o inbound marketing, estratégia centrada na geração de conteúdo para cada etapa do lead, ou seja, trabalha com o foco no funil de vendas. Sem um site é inviável colocar todas as ações em prática e, consequentemente, expandir o negócio.
Melhorar o posicionamento no Google
O Google leva em consideração dezenas de fatores para ranquear páginas no seu motor de buscas. Sem atualização periódica e sem trabalhar as táticas de SEO, o seu site cairá no ranking gradualmente. O posicionamento é feito baseado em palavras-chave, tamanho do conteúdo, linguagem adequada, links internos e externos.
Não adianta realizar um trabalho sensacional ou vender produtos diferenciados se essa mensagem não chegar até o público certo, não é verdade? Portanto, invista em um site para colocar o seu negócio à frente de vários concorrentes que ainda não estão trabalhando nessas ações.
Gerar conteúdo relevante
A geração de conteúdo pode ser apontada como o fator mais relevante da criação de um site. Criá-lo e não atualizá-lo não trará resultado nenhum ao seu negócio, até porque o Google utiliza os conteúdos postados para atribuir relevância nas suas pesquisas.
No entanto, saiba que o site não é o local indicado para a produção de conteúdo. Normalmente, o desenvolvedor ou programador o divide em diversas áreas e reserva uma específica para o blog, onde a produção de conteúdo deve ser realizada. Outras áreas como sobre nós, produtos, contato, cases e serviços são menos atualizadas e ganham menos destaque perante o Google.
Existem alguns fatores relacionados à geração de conteúdo que são preponderantes para o sucesso do site:
- periodicidade nas postagens;
- conteúdo feito para a persona;
- divisão de conteúdo para as etapas do funil de vendas;
- conteúdo exclusivo e atualizado.
Também é importante se preocupar com a escolha da plataforma de gerenciamento. Muitas empresas se preocupam em criar um site totalmente inovador, mas não pensam na facilidade de atualização e ajustes ao longo do trabalho. Muitas vezes, a tarefa de atualizar conteúdo é responsabilidade de quem não tem conhecimento específico em programação. Por isso, o WordPress é uma boa sugestão para o gerenciamento de conteúdo.
Economizar recursos financeiros
O investimento necessário para a criação de um site é pequeno se comparado ao que é preciso para abrir uma loja física, por exemplo: pagar aluguel, montar estoque, contratar funcionários, pagar impostos e lidar com a burocracia. Diante disso, o site é uma excelente alternativa para novos negócios, uma vez que antes de investir definitivamente em um empreendimento, ele pode ser um termômetro do que funciona ou não.
Além disso, os custos envolvidos com a criação de um site são menores se comparados com outras mídias tradicionais de publicidade. Os valores fixos de um site são referentes ao registro de domínio, cerca de R$ 30,00 anuais e R$ 10,00 mensais para a hospedagem.
Se a sua intenção é tem uma presença online efetiva a partir de agora, o site é um bom facilitador. Ele é o início do caminho de uma boa estratégia focada em conversões, trazendo visibilidade ao seu negócio e aumentando o relacionamento com seus clientes. Ter um bom site para empresa focado em SEO não é mais um diferencial, e sim uma necessidade.
Agora que você está ciente da importância do site para empresa, siga a Partners Comunicação Integrada no Facebook, Twitter e LinkedIn e conheça mais sobre o nosso trabalho!
BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.