A importância das redes sociais para empresas, nos dias de hoje, é algo indiscutível. Investir no ambiente online é uma forma de construir um bom relacionamento com os atuais consumidores, receber feedbacks, atingir potenciais clientes, entender o comportamento de sua audiência, tornar-se referência no segmento e muito mais.
Diante de tantos benefícios, muitas organizações cometem o erro de achar que é necessário estar presente em todas as redes disponíveis no mercado. Na maioria das vezes, isso não é necessário e pode até trazer prejuízos à empresa.
O mais recomendado é estudar as características do seu negócio e das plataformas existentes, a fim de criar uma estratégia de mídias sociais própria e personalizada, que proporcionará resultados surpreendentes e um retorno sobre investimento muito mais satisfatório.
Separamos alguns pontos importantes que devem levados em consideração durante a escolha de redes sociais para empresas. Acompanhe!
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Pesquise as principais redes sociais para empresas
O primeiro passo para definir em quais canais sua empresa estará presente é coletar alguns dados sobre cada um deles. Dessa maneira, é possível identificar quais oferecem um ambiente mais favorável ao alcance de seus objetivos.
Veja, abaixo, algumas das redes sociais mais populares:
Apesar de ter apresentado quedas nos últimos dois anos, o Facebook continua sendo a rede mais popular no mundo todo. Devido à sua abrangência, atingindo 2 bilhões de usuários em 2017, é indicado para todos os tipos de companhias.
Um dos aplicativos que mais cresceram, o Instagram possui cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês, sendo 50 milhões só no Brasil. Por ser baseada em fotos e vídeos, essa rede é ótima para produtos que tenham forte apelo visual.
Embora esteja enfrentando uma estagnação, essa plataforma ainda é a quarta mais utilizada no país. Com uma comunicação simples e objetiva, é recomendada para interagir diretamente com o público e publicar atualizações constantes.
Criado para ser uma rede social de oportunidades profissionais, ocupa a terceira posição do ranking das mais usadas no Brasil e conta, atualmente, com cerca de 29 milhões de usuários no país e 500 milhões em todo o mundo. Ao contrário do Twitter, a adesão a esta plataforma tem crescido. Atualmente, das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking Fortune 100, 90 se voltam para ela.
YouTube
A rede de publicação e interação por meio de vídeos possui cerca de um bilhão de usuários no mundo e é acessada por 95% da população brasileira online. Pela alta competitividade, exige qualidade na produção e um conteúdo bastante relevante.
Analise onde seu público-alvo está presente
O gerenciamento de redes sociais para empresas demanda esforço, tempo e dinheiro. Portanto, é fundamental direcionar todos esses recursos adequadamente, evitando qualquer tipo de desperdício.
Se o grande objetivo das mídias online é nutrir o relacionamento com os consumidores e fazer com que potenciais clientes conheçam a marca, é preciso estar onde esse público está. Diferentes plataformas possuem usuários típicos com perfis bem distintos.
Por exemplo, se o produto/serviço oferecido pelo seu negócio é direcionado a pessoas entre 30 e 45 anos, criar um perfil no Snapchat não é o mais indicado. Mesmo que seja bastante popular, a maior parte dos usuários dessa rede está abaixo dos 24 anos.
Já se seu público for predominantemente feminino, o Pinterest é uma opção atrativa. Afinal, essa plataforma é dominada por mulheres, que representam 80% de seus usuários.
Sendo assim, ao coletar dados sobre as redes, também é preciso considerar o perfil dos usuários ativos: gênero, idade, localização geográfica, estilo de vida etc. Assim, será possível avaliar a relevância que cada canal pode representar para sua marca.
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Explore as possibilidades oferecidas por cada uma
Além do público, as ferramentas disponíveis também são grandes diferenciais entre as redes sociais para empresas. Cada plataforma tem funções particulares, o que ajuda a selecionar quais são as mais interessantes para seu negócio, variando de acordo com os produtos/serviços comercializados.
No Facebook, por exemplo, as alternativas de compartilhamento de mídia são amplas: textos, fotos, vídeos, transmissões ao vivo, mensagens privadas… Isto é, a rede oferece boas possibilidades para todos os segmentos. O seu algoritmo, que customiza a timeline dos usuários, demanda mais relevância do que frequência.
O Instagram, com seu apelo visual, pode ser usado a favor de produtos como roupas, comidas e artigos de decoração. O aplicativo também conta com os stories, que permitem o compartilhamento de informações em tempo real e até enquetes que estimulam o engajamento.
No caso do LinkedIn, as empresas podem utilizá-lo para reforçar a sua imagem institucional, por meio de publicações próprias ou de seus principais líderes. Suas funcionalidades são vantajosas para instituições de ensino, organizações B2B (Business to Business) e empresas que tenham constantemente processos seletivos em aberto.
Dessa forma, é necessário estudar as particularidades das inúmeras alternativas existentes no mercado para, assim, explorar as possibilidades que elas podem oferecer à sua marca.
Monitore os resultados de suas ações com frequência
Uma boa estratégia de redes sociais para empresas inclui o constante acompanhamento constante dos resultados obtidos. Esses dados demonstram o alcance das publicações, engajamento do público, crescimento da página, menções à marca e muito mais.
Analisando minuciosamente a sua performance online, é possível identificar o que está dando certo, o que não está saindo como o esperado e o que pode ser corrigido, apontando em quais plataformas vale a pena continuar investindo e orientando a seleção daquelas perfeitas para seu negócio.
Para tal, é indispensável definir suas metas logo no início, a fim de estabelecer o que deverá ser mensurado.
O próximo passo é coletar as informações. Grande parte dos canais online já possui um Analytics próprio, que fornece, de modo simplificado, alguns dados básicos sobre a página. Mas também existem ferramentas externas que elaboram relatórios mais detalhados.
Por fim, é feita a interpretação dos resultados. Essa atividade requer noções mais aprofundadas sobre gestão de redes sociais para analisar apenas as métricas pertinentes, de maneira correta.
Conte com o apoio de uma empresa especialista no assunto
A gestão de redes sociais para empresas exige planejamento, tempo e muito conhecimento sobre o assunto. Por isso, é comum ver organizações enfrentando dificuldades nessa tarefa, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.
Nesse contexto, a contratação de serviços especializados de uma agência é uma oportunidade valiosa para garantir que os objetivos serão alcançados com segurança, otimização de recursos e uma vantajosa relação custo-benefício.
Instituições especializadas no assunto contam com uma equipe de profissionais capacitados, experientes e atualizados, proporcionando mais eficiência e foco em resultados. Além disso, os planos são elaborados estrategicamente de acordo com as necessidades particulares de cada negócio.
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