Neste post, tratamentos de características importantes de um executivo de alto desempenho, a partir de dicas de referências como Jeff Bezos, CEO da Amazon, e Liv Garfield, CEO da Severn Trent. Confira!
Todas as empresas querem contar com um executivo de alto desempenho. E é claro que os profissionais que almejam essa posição buscam, cada vez mais, alcançar a excelência necessária para ser o profissional desejado. Mas o que faz com que um CEO tenha o sucesso tão necessário para comandar uma empresa?
Algumas das principais características são a capacidade de liderar, o conhecimento dos fundamentos do negócio, a capacidade de tomar decisões-chave, a promoção de uma comunicação eficaz e a empatia com público interno e externo. Diante disso, como é possível desenvolver essas habilidades?
5 habilidades e formas de desenvolvê-las para ser um executivo de sucesso
Inúmeras são as características que levam um profissional a se tornar um C-Level ou C-Suite, ou seja, os executivos de mais alto escalão dentro de uma companhia – como o CEO (diretor-geral), o CMO (diretor de marketing) e e COO (diretor de operações). Porém, no últimos anos, cinco delas foram apontadas por especialistas com destaque. Abaixo, saiba mais sobre elas!
1 – Desenvolva a capacidade de liderar
Ser líder é ter a capacidade de influenciar, motivar e inspirar pessoas. Alguns profissionais já nasceram com essa característica. Mas isso não quer dizer que não seja possível desenvolvê-la. Todo colaborador pode se tornar uma liderança a partir do momento que buscar o desenvolvimento de atitudes consideradas chave:
- saber ouvir
- se colocar no lugar do outro
- ter a capacidade de administrar conflitos
- saber se comunicar
- identificar o potencial dos profissionais que estão ao seu redor e estimular o seu desenvolvimento
- saber preparar sucessores
A busca por essas e outras características primordiais de liderança deve ser diária, principalmente se essas não eram ações realizadas constantemente por você. Busque aprender com os erros e entender melhor como as mudanças podem ser realizadas para que sua equipe passe a confiar mais em você e a ajudá-lo no alcance dos resultados.
2 – Conheça os fundamentos do negócio que você pretende liderar
Já se foi o tempo em que um chefe só dava ordens, deixando por conta do funcionário o dever de realizar a tarefa. Atualmente, um bom executivo deve entender o que é feito em cada setor da empresa, ou o que é realizado por sua equipe em determinado setor.
É claro que, muitas vezes, não é possível saber a fundo todas as atividades realizadas pelos colaboradores. Afinal, ninguém consegue ser especialista em tudo. Mas há formas de ter um conhecimento mais amplo de tudo o que acontece, mesmo não sendo expert.
Inicialmente, é importante ter a noção clara de que você não sabe de tudo. O mercado está em constante mudança, profissionais de diferentes gerações estão convivendo no mesmo setor, o público é diferenciado. Por isso, é importante ser humilde e buscar entender todas essas mudanças e se adaptar a elas sempre. Outro ponto importante é deixar que os profissionais especialistas nas áreas atuem e o ajudem a tomar decisões. Eles podem entender melhor do que você certos pontos e até mesmo fazer com que você passe a conhecer um pouco mais do seu negócio.
3 – Saiba como tomar decisões-chave
A tarefa de tomar importantes decisões empresariais é comum no mundo corporativo e não é novidade para um executivo de alto desempenho. Algumas dessas decisões se tornam cases de sucesso, mas muitas podem representar a derrocada de uma companhia.
Para Jeff Bezos, CEO da Amazon, há dois tipos de decisões que executivos e empreendedores tomam frequentemente: a do tipo 1 – que são as que representam uma porta pela qual você passa e não pode retornar -, e a do tipo 2 – que representa uma escolha reversível de uma pessoa ou de um grupo.
Bezos acredita a decisão do tipo 1 não deve ser tomada quando o empreendedor estiver cansado, com raiva, com fome ou solitário. Ela também deve tomar uma boa parte da sua semana. O CEO da Amazon acredita que o ideal é 10%. Já a decisão do tipo 2 pode ser delegada a um colaborador ou ser entregue para um terceirizado.
A questão é que, independentemente de qual será o tipo de decisão a ser tomada, o executivo de alto desempenho terá em mente que há riscos que devem ser levados em consideração, que é possível haver um fracasso (e ele deve estar preparado para reverter isso), e que não é inteligente realizar as decisões sob forte carga emocional.
4 – Tenha empatia com seus clientes e colaboradores
Ter empatia é ter a capacidade de entender o que sente uma pessoa diante de uma realidade. Para um executivo de alto padrão, desenvolver essa característica é importante, pois faz com que ele consiga captar as informações verbais e não-verbais, entender os motivos de estarem sendo vivenciadas por clientes e colaboradores, e realizar ações que tragam sucesso para sua marca ou empresa.
Para a CEO da Severn Trent, Liv Garfield, a empatia é uma das principais habilidades que os executivos deverão ter nos próximo 3 a 5 anos é a empatia. Segundo ela, “em um mundo politicamente incerto – com crescente divergência entre os que têm e os que não têm, você precisa pensar cuidadosamente sobre como se apresenta como líder e garantir que está em contato com seus clientes, funcionários e acionistas mais amplos”. Ou seja,
desenvolvendo a empatia, o executivo também aumentará sua comunicação interpessoal, conseguindo entender as pessoas e ser entendido mais facilmente.
5 – Desenvolva uma comunicação eficaz
A comunicação é um ponto importante para um executivo. É necessário que, ao falar, tanto o público interno quanto o externo entendam quais são as intenções e objetivos daquele profissional que representa uma empresa ou setor.
É a comunicação que vai possibilitar a atração de novos clientes, a fidelização dos já existentes e o estímulo dos colaboradores. E mais do que falar bem, ter a ajuda especializada pode garantir que a informação seja passada com qualidade e de forma assertiva.
A Comunicação Pro Business, por exemplo, auxilia na compreensão da estratégia empresarial, e garante como será possível alcançar as metas e objetivos através da comunicação. Tudo feito a partir de práticas desenvolvidas e testadas por grandes companhias e que apresentam resultados positivos.
E se você pretende desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um executivo de alto desempenho, a Partners poderá te auxiliar. A empresa desenvolve de maneira personalizada uma estratégia de comunicação para empresário, aliada ao objetivo que a companhia pretende alcançar. Tudo realizado pelos profissionais da Partners em conjunto com os colaboradores e executivos do cliente.
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