Comunicação corporativa: tendências e boas práticas para 2018

Hoje, a maneira como as organizações mantêm seus funcionários informados e engajados tem evoluído rapidamente, devido ao crescente progresso da tecnologia. Logo, para comunicar sua mensagem com mais clareza, muitas empresas começaram a adotar ferramentas de comunicação corporativa novas e inspiradoras.

Atuando como uma conexão entre mercado e comunidade, a aplicação desse modelo de comunicação, além de trazer inúmeros benefícios, deixou de lado aquele tipo de relacionamento frio e distante que as empresas tinham junto a seus funcionários e público externo.

Nesse contexto, se você, empresário, quer começar 2018 com o pé direito, continue a leitura, pois separamos algumas tendências de comunicação para a sua empresa aplicar no decorrer do ano.

Trate seus funcionários como consumidores finais

A comunicação corporativa interna tem o importante papel de fortalecer a cultura organizacional, pois é ela que favorece a motivação dos funcionários e a sua identificação com os valores e a missão da empresa.

Dito isso, é preciso ter em mente sempre a melhora da comunicação, evitando assim algumas práticas que enfraquecem esse diálogo, como a falta de informações quanto a uma atividade, não explicar as estratégias da empresa ou até mesmo não realizar reuniões junto a seus colaboradores.

Acredite: pode até parecer bobeira, mas não é. Essas práticas causam a perda de confiança por parte daqueles que trabalham com você e enfraquece a relação entre as equipes, o que gera um sentimento de não pertencimento à empresa.

Portanto, lembre-se, tudo começa com os colaboradores. Afinal, quando as ações de comunicação interna se mantêm bem nutridas, a transparência em cada área é presente e todos trabalham com a visão voltada aos mesmos objetivos.

Incentive o diálogo com a sociedade

A comunicação é uma via de mão dupla. Sendo assim, para promover o aprimoramento contínuo do seu negócio, mais do que trabalhar para transmitir bem suas informações, a empresa deve se esforçar para receber os feedbacks e respostas dos colaboradores e clientes.

Desse modo, é fundamental estabelecer uma cultura de diálogo na organização, ouvindo sugestões, propostas e ideias, seja por parte dos próprios funcionários, seja por fornecedores, investidores e público final.

Use ferramentas tecnológicas na comunicação corporativa

Alinhar ferramentas tecnológicas e comunicação para atrair seu público pode fazer uma diferença significativa para a empresa, visto que a era atual é online e prevê a comunicação instantânea.

Entre os recursos utilizados estão as mídias sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, que, associados a estratégias direcionadas da organização, fortalecem a comunicação interna. Logo, é necessário utilizar linguagens e formatos diferentes, que possuam a capacidade de repassar informações rápidas aos consumidores e, assim, fidelizá-los.

Utilize canais de chatbots

Quando falamos em comunicação inteligente, os chatbots não podem ficar de fora. Softwares que permitem o acesso a informações por meio de um chat, eles proporcionam uma verdadeira evolução na relação entre pessoas, tecnologia e empresas.

Afinal, ao se utilizar o software, o feedback é rápido, a interação é eficiente e o usuário não precisa ligar ou mesmo baixar algum aplicativo para entrar em contato com a organização. Isso proporciona uma comunicação mais transparente, rápida e dinâmica entre a empresa e o seu público.

Invista na gamificação

Segundo a ABERJE — Associação Brasileira de Comunicação Empresarial —, a gamificação, ou gamification, como também é conhecida, tornou-se uma ferramenta de comunicação cada vez mais presente no ambiente corporativo. Mas afinal, o que é gamificação?  

A gamificação é uma forma lúdica que transforma as técnicas de games em uma ótima estratégia de gestão de pessoas. Contribui para motivar a equipe a atingir metas, alinhando-a aos objetivos da empresa. Somado a isso, ela incentiva também o desenvolvimento de habilidades como persistência, otimismo e cooperação.

Quer aumentar a receita da sua empresa, minimizar conflitos organizacionais e garantir uma boa imagem para sua marca? Aplique as novas tendências de comunicação corporativa e alavanque os resultados do seu negócio. Gostou deste post? Então compartilhe o texto nas suas redes sociais e faça com que ele chegue a outras pessoas.

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Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

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