Como saber se sua empresa precisa de assessoria de imprensa?

Ocupar um papel de destaque na mídia é sinônimo de sucesso para uma empresa. Ser o protagonista de pautas jornalísticas traz diversos benefícios, desde o aumento da credibilidade até a expansão da base de clientes.

Para que isso se torne uma realidade, é indispensável optar por um bom serviço de assessoria de imprensa. Entretanto, muitos empreendedores ainda não conhecem a verdadeira função e as vantagens desse investimento.

Se você quer esclarecer todas as suas dúvidas sobre assessoria de imprensa e dar um passo à frente no mercado competitivo, continue lendo este post!

Assessoria de imprensa: o que é e para que serve

A assessoria de imprensa é um instrumento de comunicação que cuida da gestão do relacionamento entre uma entidade e a imprensa. Ela pode ser útil para vários tipos de cliente: empresas, instituições do governo, ONGs, celebridades, advogados, médicos, entre outros.

Ou seja, esse serviço funciona como uma ponte entre aquele que o contratou e os veículos de mídia. É preciso atuar de forma estratégica para conciliar ambos os interesses e conquistar uma visibilidade positiva para o assessorado.

Vale ressaltar que um assessor não paga aos veículos para que uma empresa apareça na mídia. O objetivo desse profissional é identificar e explorar oportunidades para que esse espaço seja conquistado. Anúncios pagos são de responsabilidade da área publicitária.

Por esse motivo, é necessário conhecer todos os atributos do assessorado, a fim de encontrar seu potencial noticioso que se alinhe aos interesses da imprensa.

Confira, abaixo, as principais tarefas de um assessor de imprensa:

  • planejar o serviço de assessoria de imprensa alinhado com a estratégia do cliente e executar planos de ação personalizados;
  • construir um relacionamento sólido e transparente com os veículos;
  • mapear oportunidades de exposição do cliente na imprensa;
  • tornar o cliente uma fonte de informação respeitada e valorizada;
  • preparar o contratante para entender e lidar com a mídia em geral;
  • expor aspectos que não são mostrados em campanhas publicitárias;
  • organizar entrevistas e preparar o porta-voz da empresa para se comunicar com os jornalistas;
  • mensurar os resultados do seu trabalho e apresentar relatórios consistentes ao cliente.

O poder desse serviço no mundo dos negócios

A interação de uma empresa com a mídia é, por muitas vezes, um grande desafio. Afinal, enquanto a corporação deseja manter sua reputação positiva, os jornalistas querem publicar notícias relevantes de forma objetiva e isenta.

Nesse contexto, a assessoria de imprensa é fundamental. Com o apoio de profissionais experientes, uma companhia passa a se comunicar adequadamente com a mídia, além de criar relações de respeito mútuo.

Por conhecer os critérios de noticiabilidade, o assessor consegue gerar mídia espontânea, o que resulta em uma divulgação isenta de custos em jornais, revistas, sites e até mesmo televisão.

Isso garante uma comunicação eficiente com um público muito extenso. Público este que não se limita apenas aos consumidores, mas também se estende aos “stakeholders”. Fornecedores, investidores, acionistas, sindicatos… Quaisquer agentes que influenciem, direta ou indiretamente, na performance de uma empresa.

Outro benefício que o assessor traz é solucionar eventuais problemas de comunicação. Nos momentos de conflito, adotar um discurso coerente e contar com um porta-voz qualificado é a chave para neutralizar adversidades e evitar que a instituição seja alvo de boatos.

Dessa maneira, a organização que dispõe de uma assessoria de imprensa se torna uma autoridade em seu campo de atuação. Ao alcançar ampla visibilidade, conquistar uma boa imagem e agregar valor à sua comunicação com o público, o assessorado adquire uma posição de destaque perante os concorrentes.

Sinais de que sua empresa necessita de assessoria

Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa e qual é sua importância, deve estar se questionando: será que minha empresa precisa desse investimento? Por isso, separamos alguns indícios que o ajudarão a responder essa pergunta.

Então, caso o seu negócio esteja enfrentando pelo menos uma das situações descritas abaixo, recomenda-se procurar um fornecedor de confiança e contratar esse serviço o mais breve possível.

Desejo de fortalecer a marca

Uma marca forte faz com que os clientes aceitem melhor seu produto e paguem mais por ele, além de estimular o marketing boca a boca.

A assessoria permite que os valores e serviços de sua empresa sejam expostos e valorizados, por meio de veículos legítimos, o que fortalece a marca diante da opinião pública.

Concorrência com grande espaço na mídia

Se o seu concorrente está sempre presente nas notícias, é um sinal de que você deve procurar uma assessoria urgente. Afinal, ele já deu um largo passo na corrida do mercado competitivo e tem a possibilidade de desfrutar das vantagens que citamos aqui.

Mas é possível virar o jogo ao contratar um serviço de qualidade para criar estratégias inovadores e aproveitar as melhores oportunidades.

Momentos de crise interna

Crises na comunicação podem colocar a reputação de uma empresa em jogo, refletindo diretamente no desempenho financeiro. A função do assessor é ajudar você a enfrentar as eventuais turbulências, mantendo a imagem da empresa protegida e evitando polêmicas.

Uma boa assessoria de imprensa atua não só quando a crise já está instalada, mas também realiza planejamentos prévios e treinamentos especializados.

Intenção de atingir um público maior

Por chegar em diferentes regiões e conseguir atingir até pessoas que não faziam parte do seu público-alvo inicialmente, a exibição na mídia impulsiona intensamente o alcance da sua mensagem.

E se você oferece produtos/serviços mais específicos, não pense que a assessoria “atira no escuro”. Mídias direcionadas são capazes de atingir um grande número de clientes e potenciais clientes, que têm maior probabilidade de se interessarem pelo seu trabalho.

Aproximação de um evento relevante

Um serviço de assessoria de imprensa também pode ser utilizado a favor de seu negócio em momentos estratégicos. Se seus produtos/serviços apresentam sazonalidade, aproveite para potencializar a divulgação nessas datas especiais (Páscoa, Natal, Carnaval etc.).

Lançamentos de produtos também são oportunos, principalmente quando possuem características inovadoras, o que atrai bastante a atenção da mídia.

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