Gerir um negócio não é tarefa fácil, especialmente em tempos conturbados. Em um mercado de alta competitividade, é comum que os desafios e as mudanças sejam constantes para que a empresa se adapte e continue em pleno desenvolvimento. Por esse motivo, é importante realizar uma avaliação periódica que envolva todos os seus aspectos — desde as vendas até sua posição financeira, passando pela comunicação e pelo posicionamento mercadológico.
Esse processo é chamado diagnóstico empresarial. Com o adequado uso das informações recolhidas por meio dele, é possível entender o cenário da organização como um todo e otimizar a tomada de decisões importantes. Esse conhecimento permite evitar muitos erros, planejar ações de maneira muito mais eficaz e identificar novas oportunidades sem demora. Ou seja, é um ingrediente-chave para o sucesso e para a saúde corporativa.
Mas como realizar o processo sem falhas? A princípio, a questão parece complicada e preocupante, mas não é bem assim. Basta ter muita organização, manter o foco e seguir os passos citados neste artigo. Continue a leitura, coloque-os em prática e alcance resultados satisfatórios e surpreendentes!
Para iniciar o diagnóstico empresarial, colha informações
A primeira etapa do diagnóstico empresarial pede que informações sejam colhidas. Isso significa analisar documentos internos, listar operações e processos e, até mesmo, entrevistar colaboradores e gestores para descobrir qual é o estágio atual do negócio tanto em um âmbito geral, quanto em uma visão mais particular. Esse procedimento traz mais consciência a respeito da empresa e das soluções imediatas que ela demanda.
Por isso, deve ser aplicado em cada setor, sem exceções. É interessante organizar todos os dados reunidos em uma planilha, gráfico comparativo ou documento de fácil visualização, para que a evolução e as falhas sejam visualizadas de forma mais ampla e direcionada.
As entrevistas realizadas devem ter perguntas condizentes com a realidade da organização para que se tenha respostas precisas e que realmente contribuam para a montagem desse material. Sem clareza na questão, os colaboradores podem desenvolver ainda mais dúvidas e atrapalhar a visão final do negócio.
Em seguida, analise as informações reunidas
Depois, o momento é focado na análise completa dessas informações. Os gráficos e as planilhas devem ser inseridos ou transformados em relatórios e apresentações que materializem a apuração de dados de modo claro e conciso para entendimento de todos. Sobre cada item, é importante citar pontos positivos e negativos a respeito do resultado, para reforçar conclusões e fornecer argumentos em caso de questionamentos ou discussões.
Mostre, com esse agrupamento de dados, todo o caminho já traçado pela empresa até então e faça comparações entre determinados períodos que sejam mais expressivos. Não tenha medo de expor pontos de falhas, pois eles servirão como guia para entender como o negócio tem se projetado até então. Determine em qual estágio ele se encontra, entre o desejado e o mínimo recomendado. Assim, ficará mais fácil entender onde se espera chegar e em quanto tempo isso precisa acontecer.
Com os dados corretos em mãos, identifique necessidades de melhoria
Diante do relatório completo a respeito da empresa, é chegada a hora de levantar fatores considerados com o problemas. Assim que identificados, será preciso listar as principais causas deles para que as necessidades de melhoria venham à tona. Eles podem estar em diversos pontos, como no posicionamento mercadológico, no relacionamento com o cliente e, até mesmo, na parceria com fornecedores.
Por vezes, o público não recebe a mensagem correta a respeito de seu produto e serviço, por exemplo. A partir disso, é simples entender que há falha de comunicação — esse seria o problema. Então, é hora de entender por que ele acontece: como é a presença da empresa nas redes sociais? Como é a reputação da marca perante seus clientes? O que é falado a respeito da empresa? A partir dessas respostas, fica definido o que se deve melhorar.
Não deixe de analisar o micro e o macroambiente
O diagnóstico empresarial serve para analisar tanto o micro quanto o macroambiente da empresa. Isso significa que, inicialmente, as principais áreas da gestão da sua organização devem ser avaliadas. Geralmente, estratégia, finanças, marketing, RH e operações precisam entrar em jogo, mas essa definição não é uma regra. Tudo depende de como a sua empresa se estrutura e do que você precisa avaliar.
O que realmente é obrigatório, na verdade, é entender como ela funciona, conhecer os concorrentes, estar alinhado com o cliente e se posicionar no mercado de maneira geral. De nada adianta analisar somente o que acontece internamente com colaboradores e em seus setores, se não há conhecimento sobre o que o concorrente faz ou como o público enxerga realmente o negócio. Tudo deve caminhar junto para que a solução seja bem executada e traga benefícios abrangentes.
Conte com a ajuda de especialistas
Todo o processo de um diagnóstico empresarial requer tempo e dedicação. Em uma rotina corporativa atribulada, nem sempre é possível ceder esses dois pontos, e o resultado da avaliação pode não sair como o esperado. Sendo assim, é melhor não desperdiçar energia, esforços e investimentos em vão. Contar com a ajuda de especialistas é mesmo a melhor saída.
Na construção de resultados, eles estarão prontos para aplicar técnicas e metodologias apropriadas para seu tipo de negócio. O diagnóstico será baseado unicamente em sua realidade, conforme as particularidades da empresa, para direcionar estratégias e ações de marketing ou de comunicação. Até porque o que é bom para um negócio pode muito bem não ser para outro, e é fundamental respeitar essas questões.
Colocar a mão na massa sem um bom direcionamento pode ser arriscado, e a assessoria adequada diminui significativamente as chances de algo dê errado. Para completar, o acompanhamento de resultados será sempre constante e completo, para que a empresa realmente entenda como as ações planejadas são executadas e quais são as intervenções imediatas e a longo prazo trazidas para o contexto.
Se você deseja receber um atendimento personalizado para um diagnóstico empresarial totalmente alinhado, entre em contato conosco. Basta preencher o formulário de nosso site e aguardar pelo nosso retorno. Esperamos por você!