Como o vídeo marketing assume a posição central na produção de conteúdo?

Os brasileiros passam mais de 15 horas por semana assistindo a vídeos online, segundo pesquisa da Google, feita em 2017. Esse número representa um aumento de 90% em três anos, e prova que o formato entrou no mercado para ficar. Diante disso, fica claro que o vídeo marketing pode ser um grande aliado na estratégia de venda.

O motivo não é só o tempo dedicado ao consumo desse tipo de conteúdo, mas também por ter um potencial maior de atração. É que o vídeo transmite a mensagem por meio de dois canais (oral e visual). Por isso, conforme a Teoria dos Dois Canais, a pessoa presta mais atenção e consegue memorizar o conteúdo de forma mais profunda.

Sendo assim, quem atua com vendas pode usar isso a seu favor por meio da produção de vídeos. Contudo, eles precisam ser desenvolvidos de forma estratégica para atingir seus objetivos.

Confira, a seguir, como desenvolver sua estratégia de acordo com o funil de vendas e quais canais estão em alta no momento.

O planejamento da produção de conteúdo em vídeo

Primeiramente, inserir o vídeo na estratégia digital requer que a empresa conheça bem o seu público-alvo. Isso envolve coletar informações básicas como faixa etária, gênero, profissão, classe social e interesses.

Também é necessário fazer uma pesquisa sobre quais são os assuntos mais procurados por esse público. Essa prática serve para orientar melhor a produção de conteúdo e, assim, gerar resultados mais satisfatórios.

Outra questão relevante: para garantir que a mensagem seja efetiva, as empresas precisam criar vídeos de acordo com o formato de cada plataforma. Nesse sentido, não basta criar um vídeo e publicá-lo em todas as plataformas. Afinal, cada uma tem o seu formato e sua especificidade.

O vídeo marketing no funil de vendas

Seus vídeos devem ser pensados para cada uma das fases do funil de vendas. Saiba como isso funciona!

Atração

A descoberta é a primeira etapa do funil. Nesse momento, a pessoa não conhece a empresa e ainda não percebeu que tem algum problema. Por isso, aqui, o ideal é desenvolver conteúdos que falem sobre assuntos que interessem a ela. Todavia, lembre-se de que os vídeos não devem falar diretamente sobre a empresa.

Consideração

Quando o cliente passa para o estágio da consideração, ele já percebeu que tem algum problema. No entanto, não sabe o que fazer para solucioná-lo. Sendo assim, a empresa deve aprofundar o assunto e oferecer soluções para ele por meio de tutoriais e dicas.

Avaliação

Ao chegar nessa etapa, o cliente já conhece a empresa e seus serviços. É hora de a marca ser mais específica e levá-lo às compras. Alguns conteúdos que podem ser abordados nos vídeos são: vantagens do produto ou serviço, depoimentos e tutoriais de uso.

Os canais mais utilizados pelas empresas

Veja quais são as principais tendências do momento para inspirar sua estratégia de vídeo marketing!

IGTV

Lançado recentemente, o InstagramTV (ou IGTV) é uma ferramenta dentro do Instagram que permite produzir vídeos na vertical com 10 até 60 minutos de duração (dependendo da conta).

O canal é uma ótima opção para produzir conteúdo mais profundo e, ainda, aproximar o cliente dos profissionais da empresa. Dessa forma, procure apostar em vídeos tutoriais, com dicas e informações relevantes.

Stories

Mensagens rápidas e objetivas são ideais para os Stories do Instagram, que só permitem vídeos de até 15 segundos (também na vertical). Nesse canal, a questão visual conta muito para prender a atenção do cliente e fazê-lo acompanhar todo o conteúdo — o que ajuda no engajamento e na fidelização.

YouTube

Líder quando o assunto é canais de vídeos, o YouTube não pode ser ignorado. A empresa pode criar um canal para produzir vídeos curtos e objetivos sobre temas relevantes para o seu público-alvo, e vídeos mais longos com assuntos mais densos.

Também é interessante fazer parcerias com youtubers ou até usar o canal para fazer cobertura de eventos e produzir minidocumentários.

Viu como o vídeo marketing pode estar no centro da produção de conteúdo? Seguindo todas essas informações, sua empresa conseguirá desenvolver uma estratégia eficiente e que possa gerar leads. Invista nesse formato promissor!

Gostou? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas fiquem por dentro do assunto!

Conheça nosso blog

Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

Belo Horizonte

Rua Des. Alfredo de Albuquerque, 200 Santo Antônio – 30330-250 (31) 3029 6888

Brasília

SRTVN – Edifício Rádio Center 1º subsolo – salas ss18 a ss28 Asa Norte, 70719-900