Como o branding contribui para os resultados comerciais da empresa?

Diferente do que muitos podem até acreditar, branding não se resume ao logotipo ou slogan de um negócio — vai muito além disso. O seu nome vem do inglês, significa “marca” e consiste em toda a imagem transmitida aos clientes e outros stakeholders.

Uma boa marca envolve imagens, cores, tom de voz, valores da empresa, propósito e jingles. Ela permite criar fortes conexões e desperta sensações específicas no público-alvo, atraindo-o ou engajando-o em certa ação. Assim, a empresa é beneficiada.

Nós reunimos uma série de informações e destacamos os principais benefícios do branding para o seu negócio. Portanto, continue com a leitura do artigo!

Aumento da vantagem competitiva

O mercado está competitivo como nunca, e isso você provavelmente já sabe. Mesmo as maiores companhias encontram dificuldades para sobreviver. Para se ter ideia, apenas 12% das empresas listadas na Fortune 500 de 1955 continuam até hoje. Muitas faliram, foram compradas ou reduziram significativamente de tamanho.

Nesse contexto, é preciso investir no branding para aumentar a competitividade da empresa, tornando-a mais bem-vista e amada pelo público de interesse. Assim, é possível superar crises e vencer uma série de obstáculos, seja internos ou externos.

Empresas sem uma forte marca sofrem vários riscos, incluindo o de ruírem em períodos de crise ou serem “engolidas” pela concorrência predatória. Claro, nesse caso, é preciso somar a força do branding a uma boa estratégia de mercado e tomar decisões acertadas para manter, diariamente, elevados padrões de competitividade.

Atração de um maior número de clientes

A função mais importante de qualquer empresa é conquistar clientes. Pense bem, sem clientes, as diversas atividades de um negócio — como o desenvolvimento de novos produtos, a fabricação e as operações de logística — não fazem nenhum sentido.

O branding tem um forte impacto nesse sentido, sendo considerado um dos principais fatores para atrair novos clientes e gerar vínculos. Com uma boa gestão da marca, é possível chamar a atenção das pessoas, despertar o interesse pela empresa, gerar o desejo de consumo e motivar a ação de compra. Portanto, é possível fazer clientes.

Empresas que não investem no assunto, no entanto, correm o risco de perder até seus atuais clientes para a concorrência. Esse problema de evasão é acompanhado por uma série de outros, como o de perda financeira e a falência no negócio no médio prazo.

Otimização das vendas da empresa

Tão importante quanto atrair clientes é vender. A transição comercial gera os recursos financeiros necessários à sobrevivência e ao crescimento do negócio, tornando-o lucrativo e rentável para seus investidores. Para tanto, mais uma vez, a gestão da marca tem um importante papel e deve ser considerada nas companhas comerciais.

Uma marca confiável deixa o cliente mais suscetível à compra, pois acredita e possui uma forte conexão com ela. Estudos compravam que empresas que transmitem fortes valores sociais, o que só é possível por meio do branding, podem até cobrar um pouco a mais, afinal, os clientes estariam dispostos a pagar até 10% a mais pelo produto.

O poder de vender mais deve ser acompanhado de um forte senso de responsabilidade das empresas. Assim, além de uma transação esporádica, será possível criar um relacionamento de longo prazo com o cliente, o que será discutido no próximo tópico.

Maximização da retenção do público-alvo

Atrair clientes e vender é ótimo, porém, tão importante quanto é manter os clientes na empresa, fidelizando-os por longo prazo. Infelizmente, muitos negócios não têm essa visão e acabam por perder sua atual clientela para a concorrência.

Esse problema também pode ser minimizado com uma boa gestão da marca, pois ela gera empatia e familiaridade, fazendo com que o cliente sinta-se realmente parte de algo maior. É provável que os clientes estejam dispostos a ficar em empresas que têm fortes valores e que respeitam o bem-estar social e o meio ambiente, por exemplo.

É preciso lembrar que a marca não se resume ao logotipo, é tudo o que é transmitido. Nesse sentido, a qualidade do atendimento e a postura do vendedor também são de suma importância, ajudando a manter o público desejado na base de clientes.

Atração de profissionais talentosos

Muitos líderes de negócio não enxergam essa relação, mas a atração de profissionais realmente talentosos faz toda a diferença para o resultado comercial. Nesse sentido, o branding — isto é, o employer branding — tem um forte papel.

Se ainda não conhece, a marca empregadora é uma das principais ramificações do branding tradicional. O seu foco está na formulação de uma imagem institucional atraente para profissionais talentosos, transformando a empresa em um grande imã para gente acima da média. Assim, é possível construir fortes equipes de trabalho.

E isso não é um modismo, algumas das maiores empresas do mundo já investem no assunto, objetivando tornarem-se um destaque também no mercado de trabalho. Lembre-se de que, com bons profissionais, objetivos comerciais são mais fáceis de alcançar, os clientes podem ser mais bem atendidos e os resultados finais vão além do esperado.

Agregação de valor ao produto

O último benefício destacado, e talvez o mais evidente, está na agregação de valor ao produto que é comercializado. Uma boa marca torna o bem ou serviço da empresa mais bem-visto, amado e desejado por todos, por isso é tão importante investir.

Imagine a melhor marca de café, roupa ou tecnologia, elas provavelmente cobram mais que a concorrência e, ainda assim, têm consumidores ávidos e dispostos a pagar por isso. O motivo é simples: a marca agrega valor intangível, como a segurança, o status social, a confiabilidade, a durabilidade, o luxo, entre muitos outros.

Nesse sentido, o ideal é formular a marca pensando nos valores que deseja transmitir aos clientes. Enquanto algumas empresas transmitem inovação e mudança, outras transmitem segurança e estabilidade. Para decidir, reflita sobre o que é mais importante ao seu cliente. Assim, terá uma boa chance de criar uma marca de sucesso.

Agora você está por dentro do assunto e entende o impacto do branding para o sucesso nos resultados comerciais da empresa, correto? Lembre-se de que, quando bem formulada, uma marca pode atrair clientes, aumentar as vendas, reter clientes, agregar valor aos produtos e até atrair profissionais talentosos à empresa.

Está interessado nos resultados de investir no branding? Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como obter esses benefícios. Vamos lá!

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