Nos dias de hoje, com os diversos canais de conteúdo e de notícias disponíveis, a comunicação se tornou ainda mais intensa e instantânea. Diretamente proporcional é o tempo que a imprensa e o mercado lidam com esse dinamismo. Por isso, nenhuma organização está imune aos estragos que podem ser provocados pela falta de habilidade para lidar com tantos fatos e novidades.
Se essa gama de informações não for rapidamente mensurada e analisada, perde-se o timing para o aproveitamento de oportunidades ou para ações de contenção de crises de imagem. Esse monitoramento detalhado dos veículos de comunicação on-line e off-line é a base do trabalho de análise de mídia. E é exatamente essa reunião estratégica de informações que norteará uma atuação mais assertiva de assessores de imprensa, especialistas em marketing e analistas de mídias sociais de uma empresa.
A análise de mídia permite que os profissionais de comunicação acompanhem de perto todo o cenário que envolve os negócios da empresa, antecipando fatos e prevendo suas repercussões. É verificado tudo o que sai de positivo e negativo sobre determinado assunto ou organização. Esse conteúdo é examinado por um profissional especializado, que produz um diagnóstico minucioso.
O documento ajuda a direcionar e orientar os profissionais de comunicação, além de manter a alta direção da empresa informada sobre o contexto e a visibilidade de seus negócios, de forma simples e objetiva.
Com base nos resultados alcançados com a análise de mídia, também podem ser desenvolvidos treinamentos especializados para blindar as marcas, capacitar seus porta-vozes e garantir uma reputação positiva dos negócios. O media training é um deles. Para esse trabalho, são feitas análises diárias, semanais e mensais sobre assuntos específicos ou, de forma mais ampla, sobre tudo o que está diretamente ou indiretamente ligado à empresa.
Ferramentas certas para resultados certos
Para que a análise de mídia gere resultados precisos, é necessário utilizar algumas ferramentas de mensuração. A mais comum é a clipagem, que nada mais é do que um compilado de tudo o que foi divulgado nos veículos de notícias nacionais e internacionais, em sites de notícia e em blogs. O clipping facilita o trabalho, pois filtra materiais de interesse da empresa em meio a uma infinidade de conteúdos noticiosos.
Não se esqueça das redes sociais
Acompanhar e mensurar o que é publicado nos veículos tradicionais de notícia já não são ações tão efetivas. As redes sociais mostram resultados ainda mais dinâmicos, com o envolvimento e o engajamento dos usuários ditando tendências. Por isso, unir a análise de mídia on-line e off-line aos conteúdos publicados no Twitter, no Facebook e em outras redes é fundamental.
Para isso, já existem diversos softwares que garantem resultados satisfatórios. Por meio deles, é possível saber qual assunto tem maior relevância, em que horários, quem são os principais influenciadores e que tipo de canais tem maior relevância. Em nossos próximos posts, apresentaremos algumas dessas ferramentas. Fique ligado!