Não importa o tamanho da empresa. Seja ela pequena, média, grande ou gigante, atrair clientes é sempre um grande desafio. Principalmente em um mercado pautado pelo digital e cada vez mais competitivo e exigente por partedos consumidores.
Segundo estudo da Salesforce, 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por um produto tão importante quanto a sua qualidade e serviços disponíveis.
Ainda de acordo com a publicação, mais da metade (57%) de todos os participantes deixaria de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com um concorrente.
Por isso, não basta apenas oferecer produtos e serviços de boa qualidade. Compreender a postura do público-alvo também é um desafio por parte das empresas.
Nesse cenário, a comunicação surge como peça primordial. Neste post, vamos mostrar como ela pode ajudar a gerar novos leads e fidelizar os seus clientes. Confira!
Cliente exigente e o bom relacionamento
Exigente, comunicativo, muito bem informado sobre os produtos pelos quais se interessa e sobre as marcas com as quais interage. Essas são as principais características do consumidor atual.
Profundo conhecedor do ambiente digital, esse cliente da era digital não mede esforços para expor sua opinião – seja ela negativa ou positiva – sobre sua experiencia com determinado produto e marca.
Ao mesmo tempo, ele é disposto até a pagar um preço maior por um produto, desde que suas demandas mais sofisticadas sejam atendidas.
Nesse hiato, destaca-se o papel da comunicação. Será ela o principal elo de ligação com o consumidor, demonstrando o valor que a marca agrega em sua vida.
Mas para essa comunicação fluir de forma natural e harmônica, é necessário desenvolver um trabalho que fortaleça e suporte uma presença constante e integrada da marca nas redes.
Para isso, contar com ferramentas de análise inteligente, assim como estratégias especificamente voltadas para os diferentes canais e uma gestão da comunicação realizada por profissionais especializados é essencial.
Como atrair clientes e o papel da comunicação nesse cenário
Como já destacamos, as múltiplas formas de comunicação e acesso à comunicação deixaram o cliente mais criterioso em relação ao produto que pretende consumir.
Ou seja, não basta apenas a empresa estar presente nas diversas mídias. Além do produto de qualidade, o consumir quer também que suas opiniões sejam ouvidas, estreitando, assim, o relacionamento.
Dessa forma, é fundamental que se tenha um planejamento das ações que serão desenvolvidas bem organizado. Afinal, uma simples palavra mal escrita pode provocar uma enorme repercussão e causar grandes transtornos para a
imagem da empresa.
Além disso, uma comunicação alinhada entre marca e consumidor exige vários processos. Isso porque cada cliente tem um comportamento diferente é de um jeito e responde de uma forma a determinados estímulos. Nesse caso, é muito importante que os profissionais de comunicação estejam atentos aos desejos e anseios de cada um.
Todo esse processo exige um trabalho bem definido. Com essa estratégia de comunicação bem alinhada, a empresa pode aproveitar esse cenário para fazer valer a tática que no marketing é chamada de “marketing de defensores”.
Mas o que é marketing de defensores?
Marketing de defensores é nada mais do que um cliente fiel que defende sua marca. Ativos nas redes sociais e geralmente influenciadores, esses consumidores literalmente, advogam a favor de um produto ou de uma empresa no qual ele acredita.
Essa confiança acaba criando um círculo positivo para a companhia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos e conhecidos sobre produtos e serviços.
Desse modo, criar relacionamento legítimo com o cliente é a melhor maneira para promover seus produtos. Um consumidor satisfeito recomenda seu produto para outros. Em contrapartida, as marcas transformam seus clientes em seus defensores. Só para exemplificar, quem nunca foi a um restaurante por que um amigo recomendou?
Contudo, para chegar a essa patamar, as empresas e seu departamento de comunicação e marketing precisam manter um relacionamento transparente e frequente com seus clientes. Para isso, é preciso bem conhecer o seu público.
É uma forma de a empresa entender quais são as motivações e problemas do seu público, bem como uma forma deles falarem mesma língua com o objetivo de criar algum tipo de identificação.
Como se comunicar e se relacionar com os consumidores?
Promover todas essas estratégias de forma eficiente fará com que sua empresa alcance resultados rápidos. Ao longo do tempo, essa reputação positiva crescerá ainda mais, graças a construção de uma marca forte que conquistou a confiança de seu público.
Nesse caso, algumas práticas precisam sempre ser executadas, tais como:
Fortaleça a identidade da marca: tal fator é essencial. Promova a cultura da organização e sua estratégia empresarial por meio de suas ações diárias e canais de relacionamento com o público em geral.
Estabelecer a personalidade da marca para se tornar memorável.
Diversificar suas ações de marketing: essa diversidade o auxiliará para se diferenciar da concorrência. Afinal, não é toda vez que conseguimos competir por preço ou qualidade. Por isso é necessário se destacar no relacionamento.
Focar os esforços de comunicação aonde o público está: nas mídias digitais.
Estabelecer diálogo com seu público: interaja com seu cliente. Crie conteúdos interativos, que envolve o cliente.
Promova o público interno: lembre-se sempre que os colaboradores de uma empresa são os primeiros consumidores, pois eles irão recomendar sua marca.
Por fim, não esqueça que o cuidado com o cliente deve ser feito constantemente e não apenas enquanto ele está comprando. Treine sua equipe e faça questão de que eles continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.
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