Dois fatores importantes influenciam muito o desempenho de sua empresa: clima e cultura organizacional. Enquanto o primeiro visa as propriedades do ambiente de trabalho como um todo, a cultura organizacional abrange regras, atitudes e comportamentos dos funcionários.
Os dois conceitos são interdependentes: um não existe sem o outro e ambos precisam andar sempre alinhados. Mas isso não significa que eles são totalmente estáveis.
Tanto o clima quanto a cultura organizacional devem mudar e melhorar periodicamente para atender às necessidades de seus colaboradores e do mercado de forma geral. Afinal, mantê-los totalmente consistentes se transforma também em um diferencial competitivo e angaria muito mais reconhecimento interno e externo para o negócio.
Daí a importância de acompanhar e consolidar essas definições. O processo é delicado e desafiador, mas acaba em bons resultados e excelentes mudanças. Quer saber como mantê-lo em dia? Então continue a leitura deste artigo e siga à risca nossas dicas!
Realize pesquisas de clima
As pesquisas de clima organizacional são utilizadas para avaliar como anda o ambiente interno de uma empresa. Elas trazem resultados precisos a respeito do desempenho, do engajamento e da produtividade dos funcionários.
É possível, também, constatar o envolvimento dos colaboradores em relação à cultura, aos objetivos e aos valores da organização. Portanto, estas são consideradas ferramentas estratégicas e fundamentais para garantir crescimento individual e coletivo da equipe e de toda a empresa.
Normalmente, uma pesquisa de clima toma a forma de um questionário. Os colaboradores devem ter o prazo de pelo menos uma semana para respondê-la, para pensar bem sobre suas respostas e montar um retorno bastante honesto. O mais indicado é que ela seja realizada online, para maior assertividade na coleta de dados e também para assegurar que as respostas sejam sigilosas.
As perguntas devem ser elaboradas com foco geral na empresa e também em cada setor. Para incentivar a participação de todos, é interessante investir em campanhas de comunicação interna antes da aplicação.
Gestores e líderes devem se envolver mais nesse momento, para que sua equipe e liderados entendam a importância desse engajamento e se sintam mais motivados em fazer parte dessa grande mudança.
Não se esqueça de que os resultados também precisam ser apresentados depois de sua análise. Essa ação não pode demorar a acontecer, pois os colaboradores querem saber a respeito do plano de ação que será colocado em prática para garantir as melhorias solicitadas.
Promova ações de integração para estimular clima e cultura organizacional
A união da equipe é muito importante para criar um bom clima e construir uma cultura organizacional sólida. É essencial que os funcionários caminhem na mesma direção para atingir objetivos comuns.
Dessa forma, é preciso ficar claro que cada setor tem um papel importante nesse desenvolvimento, ainda que trabalho e funções não sejam similares. Para tanto, uma dica é promover ações de integração entre todas as áreas.
Palestras, dinâmicas, reuniões de alinhamento e treinamentos são alguns exemplos que aproximam funcionários e fazem com que eles entendam seu verdadeiro papel na empresa.
Delegar projetos em conjunto também pode gerar uma integração interessante, pois a prática permite que os colaboradores conheçam melhor o que seus colegas fazem e percebam a importância de manter a qualidade em operações e processos para facilitar a função do outro.
Após a execução dessas ações, lembre-se de passar um feedback conjunto e individual para os envolvidos. Reconheça o desempenho de quem se destaca, mas também mostre que o resultado final só foi possível devido à dedicação de todos. Sempre estabeleça metas tangíveis e não alimente a competitividade.
Um clima saudável é ameno, agradável e amigável, com o mínimo de intrigas e desentendimentos possível. Estimule apenas comportamentos que fazem parte da cultura organizacional da empresa e seja coerente para servir de exemplo e inspiração aos colaboradores.
Ações diárias simples também ajudam a integrar e envolver a equipe: criar programas de boas-vindas a novos funcionários, apresentar ou relembrar a trajetória da empresa, ressaltar os benefícios da organização e reforçar orientações cotidianas são alguns exemplos disso.
Atente-se para melhorias na comunicação interna
Promover os conceitos da cultura organizacional da empresa requer uma comunicação interna impecável. Isso significa centralizar informações em um canal oficial, incentivar a discussão de ideias e propostas e torná-la totalmente acessível a todos os setores.
Outro fator indispensável para melhorar esse contato é saber ouvir os colaboradores, para entender quais são suas expectativas em relação à empresa e descobrir o que é satisfatório e o que é incômodo para eles.
Mostrar-se aberto a essa comunicação é uma forma de receber feedback sobre como estão as relações no ambiente de trabalho e começar a providenciar ajustes antes mesmo de uma pesquisa de clima ser necessária.
Algumas coisas são de simples solução, e a agilidade em resolvê-las mostra que a empresa valoriza e se importa com a opinião dos funcionários e que está realmente disposta em colocar tudo o que for possível em prática para melhorar condições e processos de trabalho.
Essas conversas e interações também são bons momentos para se certificar de que a equipe entende a missão, a visão e os valores do negócio e de que está disposta a trabalhar em conformidade a eles.
Uma comunicação interna de qualidade é aquela que também mantém colaboradores informados sobre conquistas, mudanças e metas da empresa. Eles precisam saber exatamente o que está acontecendo para direcionarem esforços aos objetivos corretos.
Muitas vezes, porém, a organização não tem um setor específico que cuide desses detalhes. Como este é um item que jamais pode ser ignorado, recomenda-se a procura por um parceiro especializado que, além de ajudar no desenvolvimento de ações nesse quesito, também auxilie no acompanhamento e na consolidação do clima e cultura organizacional.
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