Brand experience: você está entregando mais experiência ao seu cliente?

Tempos atrás, a relação da empresa com o cliente terminava no momento em que ele efetuava o pagamento da compra do item ou serviço adquirido. No entanto, com a evolução das relações de consumo, o conceito de brand experience vem ganhando força entre as marcas que desejam conquistar a preferência do consumidor, e também entre todos os negócios que precisam se manter em mercados cada vez mais competitivos.

Essa necessidade surgiu porque os clientes já procuram algo além de simples produtos e serviços. Eles estão em busca de experiências. Nesse cenário, as marcas que desejam alcançar o sucesso precisam construir um relacionamento que gere engajamento, transformando simples compradores em embaixadores de seus produtos e serviços.

Neste post você vai acompanhar como o brand experience (experiência com a marca) se tornou uma tendência e por que é preciso entregar mais experiência ao cliente. Acompanhe!

O que é brand experience?

Brand experience, traduzido para o português como experiência de marca, é uma estratégia de marketing utilizada pelos negócios dos mais variados segmentos para que as suas marcas possam interagir com clientes e parceiros, por meio de experiências integrativas. Ou seja, experiências que sejam capazes de gerar valor e percepção emocional positiva.

O objetivo principal, nesse contexto, é que os consumidores se encantem com a marca por meio de um forte relacionamento e que eles possam interagir com produtos e serviços, usando vários sentidos.

Essa é uma realidade atual, pois as pessoas já estão comprando e fazendo suas escolhas por meio de sensações com as marcas. Isso porque a utilidade básica de um produto já não é o bastante para atrair os compradores, visto que o consumidor de hoje entende que a qualidade é obrigação da empresa, e não um diferencial.

Diante dessa realidade, para atrair os consumidores, é preciso encantá-los com estratégias que consigam ir além das necessidades essenciais.

Por que a experiência com a marca significa muito mais para os clientes hoje em dia?

Hoje temos um consumidor mais exigente, porque ele é consciente de seus direitos e deveres. Também pesquisa bastante antes de comprar com a ajuda da internet.

Assim, como ele sabe do seu poder de compra, ele espera ser surpreendido em vários aspectos, principalmente emocionais, transformando a experiência de compra em uma relação com a marca.

Podemos entender que brand experience é a experiência que o consumidor estabelece com uma marca por meio de afinidades e propósitos, sendo uma circunstância pessoal e de interação.

Nesse cenário, a experiência pode ser negativa, positiva ou mesmo indiferente. Isto é, toda interação com a marca se transformará em momentos que levam à experiência. Para isso, uma sensação será transmitida de algum modo, favorecendo a formação da imagem que outros clientes possuem daquele produto, serviço ou marca.

Como o brand experience é aplicado?

As marcas líderes já compreenderam a necessidade de se conectar com seus clientes, e para isso procuram proporcionar experiências inovadoras, diferentes e únicas.

Para tanto, faz-se necessário ter uma estratégia consistente de brand experience para construir o que a marca representa para o consumidor. Logo, é preciso entender que experiências que marcam são intencionais e precisam sensibilizar ativando o lado emocional, indo além do que consideramos tangível.

Dessa forma, paladar, olfato, audição, tato e visão são utilizados para desenhar uma boa estratégia de brand experience para cada ponto de contato com o cliente.

No entanto, também é preciso ficar atento ao básico: entregar qualidade no produto ou serviço, manter os prazos de entrega, entre outros pontos.

A satisfação do cliente também não é garantia de fidelização. É preciso surpreender o consumidor de forma única para que ele perceba valor na marca, e para isso você deve alinhar interações que cultivem a lealdade.

Separamos para você dois exemplos de empresas que investem em brand experience. Acompanhe!

Nubank

Um banco totalmente digital e isento de tarifas bancárias e taxas, o Nubank destaca-se não apenas pela proposta inovadora, mas pela humanização da marca.

A empresa mantém vários canais de relacionamento, o que proporciona mais agilidade na solução das questões apresentadas pelos clientes. O Nubank traz conceitos que o tornaram a marca mais querida pelos seus consumidores, apresentando uma proposta de relacionamento com o banco inovadora, jovem e ao mesmo tempo simples.

Apple

Responsável por colocar no mercado o primeiro desktop da história, a Apple é pioneira na computação e também reconhecida por ser a mais valiosa do mundo.

Avaliada em US$ 800 bilhões em valor de mercado, a marca é reconhecida por oferecer uma experiência irresistível desde o momento em que o consumidor entra na loja.

Isso é possível porque seus donos entenderam que oferecer um produto não era mais suficiente. Foi preciso tornar-se parte da vida de seus consumidores. Atualmente, a empresa tem verdadeiros fãs, que a seguem de maneira fiel, principalmente depois do lançamento do iPhone.

Quais as vantagens de se investir em brand experience?

Confiança e respeito são umas das principais vantagens do brand experience. Elas giram, principalmente, em torno das possibilidades que essas percepções podem fornecer para a sua marca.

Portanto, para conquistar a preferência do consumidor, é preciso uma comunicação eficaz a fim de compreender o seu público e também encontrar novas possibilidades.

Outras vantagens do brand experience são:

  • estabilidade da marca no mercado;
  • o sucesso da marca torna possível a renovação de produtos, que poderão ser mais bem aceitos pelos consumidores;
  • marca mais lembrada, posicionada à frente da concorrência;
  • satisfação com os produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • consistência no mercado, ou seja, a marca passa a representar confiança e solidez, o que gera maior valor de mercado.

Ao desenvolver técnicas de relação do consumidor com a marca, o brand experience pode ser colocado em prática e trazer ótimos resultados, sem que para isso sejam necessários altos investimentos. O segredo está em descobrir como encantar o seu cliente e surpreendê-lo.

E nada de complicação: uma experiência surpreendente pode surgir do equilíbrio de emoções genuínas com as ferramentas de marketing certas.

Lembre-se de que é preciso criar e mensurar o impacto pessoal e emocional em todos os canais de comunicação da marca para construir relacionamentos e se destacar da concorrência, reforçando a experiência com a marca.

E você, já pensou em alguma estratégia de brand experience para a sua marca? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esse conceito e interagir com o tema!

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