Assessoria de Imprensa deve gerar resultados operacionais e financeiros

O pleno acesso à informação mudou os hábitos de consumo de uma parcela significativa da sociedade. Propagandas, autopromoção e promoções mirabolantes já não entregam os mesmos resultados, principalmente em um mercado, cada vez, mais competitivo e exigente por parte dos consumidores.

Desta forma, não basta apenas oferecer bons produtos e serviços de qualidade. Compreender a postura da sua persona é fundamental. Nesse cenário, a comunicação surge como peça primordial. E uma dessas ferramentas capazes de trabalhar a comunicação corporativa de uma forma eficiente é a assessoria de imprensa.

Essa atividade de comunicação visa conquistar mídia espontânea por meio do relacionamento entre organizações e jornalistas de veículos de comunicação. Diferente da publicidade, o espaço conquistado nos meios de comunicação, por não serem pagos, se tornam melhor vistos pelos leitores, telespectadores e ouvintes.

Assessoria de imprensa: como funciona?

A Partners Comunicação, que está completando 25 anos em 2019 busca, por meio do seu posicionamento Pro Business, evidenciar o conceito de comunicação aplicada aos negócios.

A agência entende que assessoria de imprensa, comunicação institucional, digital e marketing são atividades que devem reverberar positivamente em indicadores como CAC – Custo de Aquisição de Clientes, LTV – Life Time Value, NPS, bem como devem, ao longo de uma jornada de posicionamento da marca, resultar no aumento do Ticket médio, autoridade e valor da mesma.

Posicionamento de marca gera oportunidades comerciais

A criação de textos e o relacionamento construído com jornalistas, por meio de follow up, permite sugerir pautas estratégicas desejadas pelo assessorado. O resultado dessa ação são constantes matérias na imprensa e, com isso, a empresa consegue fixar sua marca e mostrar a qualidade de seus produtos e serviços, aumentando, desta forma, a credibilidade entre seus consumidores.

Quanto mais intenso for o trabalho da assessoria de imprensa para gerar publicações e transformar o cliente em porta-voz, maiores serão as oportunidades comerciais.

Media Training: diminuição de riscos e combate às fake news

Também conhecido como treinamento para atendimento à imprensa, o media training é um processo de capacitação dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento.

É uma atividade essencial em qualquer estratégia de assessoria de imprensa, antes que quaisquer ações proativas sejam executadas.

A Partners tornou-se referência no assunto porque o treinamento é um dos carros-chefes da empresa. A agência oferece todo o suporte necessário durante o media training, acompanha as entrevistas e transmite um feedback para o porta-voz, com o que precisa ser melhorado.

O porta-voz é quem interage com as mídias, representando a empresa, especialmente por meio de entrevistas e pronunciamentos. Trata-se de uma atividade / função primordial nos dias atuais em que globalização e comunicação são palavras-chaves em todos os setores econômicos e sociais.

A forma específica como a empresa se relaciona com a televisão, o rádio, o jornal, as mídias digitais determina sua imagem perante o público e a forma como as pessoas veem essa empresa.

Gerenciamento de crise

Quando surgem questões polêmicas e sensíveis que envolvem a imagem de uma marca, mais do que nunca, é necessário o trabalho de uma assessoria de imprensa. É por meio dela e do relacionamento com as redações, que a assessoria vai minimizar os prejuízos causados nesse momento com posicionamentos relevantes e orientando os porta-vozes sobre o que e como falar.

Tomar as medidas adequadas no tempo certo são fundamentais nessas horas. Afinal, não há situação ruim que não possa piorar. Contar com quem entende do assunto e se preparar antecipadamente com cenários reais ajudam sua empresa a sempre manter a reputação conquistada com muita luta.

Diferenciais operacionais e competitivos

Com as mudanças no mercado, sejam tecnológicas, financeiras ou governamentais, os veículos de comunicação também precisaram se adaptar a esse novo cenário profissional. E a assessoria de imprensa precisa acompanhar os passos desses meios de informação.

Visando isso, a Partners possui uma equipe especializada em produzir conteúdo jornalístico, fazer cobertura de eventos, construir pautas e entrevistas, além de oferecer um treinamento específico para cada cliente com foco no tipo de veículo.
A Partners foi pioneira nesse tipo de treinamento, inovando o segmento de agências publicitárias e assessoria em BH, assim como outras capitais e outros estados.

Case de sucesso

Um escritório de advocacia, atendido pela Partners Comunicação Pro Business desde 2016, ampliou ainda mais sua visibilidade na imprensa. Por meio do trabalho da assessoria de imprensa, conquistou importantes espaços na mídia nacional, regional e especializada, sobretudo nas cidades onde está presente.

Em 2018, foram obtidas 451 inserções na imprensa, aumento de 54,4% em relação a 2017, que a quantidade de publicações já tinha sido significativa. Na ocasião, o escritório conquistou 292 inserções, crescimento de 630% em comparação a 2016, quando a quantidade de publicações foi 40.

Tecnologias para comunicação

A tecnologia também tem se mostrado importante para o trabalho de assessoria de imprensa e do relacionamento das mesmas com a mídia. Ferramentas como plataformas de envios de textos são um investimento que permitem que essas empresas personalizem com mais eficiência o envio de informações e não precisem passar o tempo todo se dedicando aos mínimos detalhes.

Isso permite que os responsáveis pela sua comunicação com a imprensa façam mais em menos tempo, o que é importante para que consigam estabelecer um relacionamento com tantos canais de mídia quanto possível pelo País afora.

Entre em contato com a Partners Comunicação Pro Business para obter mais informações sobre assessoria de imprensa!

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