Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: como reinventar essa relação?

A relação entre assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia pode representar um desafio para as empresas que não se dedicam a estabelecer uma harmonia entre as partes. Ou seja, precisa mudar esta relação.

Afinal, nem sempre aparecer nos jornais é o que mais importa para as marcas. Notas negativas podem fazer um estrago na sua reputação e exigir da equipe de comunicação um esforço enorme para corrigir erros do passado.

Uma boa assessoria é aquela que se preocupa mais com a necessidade de estabelecer um bom contato com as redações do que com a frequência com que aparece em seus canais.

Hoje, vamos mostrar como as agências de comunicação estão se modernizando para atuar melhor na construção desse relacionamento e por que isso é tão importante. Vamos lá?

Otimizando o planejamento e as KPIs utilizadas

Key Performance Indicators (KPI), principais indicadores de performance, são métricas utilizadas primariamente pelas equipes de Marketing para avaliar como a estratégia de um negócio evolui ao longo do tempo.

Na comunicação, essas mensurações estão ganhando mais espaço para observar como os releases e as menções a uma marca têm trazido resultados.

Em vez de trabalhar apenas com métricas de negócio, que refletem simultaneamente como uma empresa opera e como sua assessoria se relaciona com a mídia, KPIs individualizadas ajudam a ajustar a criação de campanhas de sucesso e conseguem mostrar para as empresas como elas estão gerando retorno para seus clientes.

Um planejamento que se orienta por métricas relevantes tende a trazer mais sucesso para a estratégia de comunicação da empresa. Por isso, empresas especializadas têm se dedicado mais a ele.

Entendendo o que a imprensa quer saber sobre o seu negócio

As assessorias estão produzindo conteúdo mais relevante para que o negócio seja promovido naturalmente pelos veículos de imprensa.

Assim como o Marketing de Conteúdo busca gerar valor para os clientes em todas as informações que transmite, as assessorias de imprensa estão fazendo o mesmo com os profissionais da mídia.

Cada canal de comunicação é tratado individualmente, levando em consideração o público que ele atende e o tipo de informação que essas pessoas buscam.

Esse esforço contribui para que as matérias sejam publicadas com mais frequência e para que o jornalista confie nos press releases que recebem, pois eles também o beneficiam.

Um bom relacionamento com a mídia precisa fazer com que ambas as partes saiam satisfeitas. E é isso que tem preocupado as assessorias de imprensa.

Temos várias formas de divulgar um negócio e entender a filosofia de cada canal de comunicação é importante para enviar matérias relevantes sobre a sua empresa. Um relacionamento de excelência começa quando a sua equipe de relações públicas concentra sua abordagem nisso.

Perguntando e não apenas respondendo

Outra mudança em como as assessorias se relacionam com a mídia está nas interações pessoais entre os profissionais de ambos os lados.

Hoje, assessores se preocupam primeiro em entender o que os canais de comunicação desejam comunicar e que tipo de histórias estão sendo divulgadas pelas suas empresas.

Em seguida, produzem material com essa ideia já em mente, para maximizar as chances de sucesso.

Removendo parte do esforço necessário para que o jornalista aprove uma pauta com seu editor, as assessorias desenvolvem interações confiáveis com os profissionais que interagem. Assim, conseguem trazer mais mídia para seus clientes.

Utilizando tecnologias inovadoras

tecnologia também tem se mostrado importante para equilibrar as assessorias de imprensa e o relacionamento delas com a mídia. Tecnologias como a Inteligência Artificial permitem que essas empresas personalizem com mais eficiência sua mensagem e não precisem passar o tempo todo se dedicando aos mínimos detalhes.

Recursos como o machine learning ajudam a colocar um toque pessoal em todos os textos, com o mínimo de esforço possível.

Isso permite que os responsáveis pela sua comunicação com a imprensa façam mais em menos tempo, o que é importante para que consigam estabelecer um relacionamento com tantos canais de mídia quanto possível.

Ferramentas que auxiliam o acompanhamento de métricas, como o Business Intelligence, também são relevantes nessa equação.

Elas facilitam o entendimento de como a sua assessoria de imprensa está funcionando a favor do negócio e fazem com que o ajuste da estratégia se torne um desafio menos complexo.

Trabalhando junto a Assessoria e o Marketing

A separação entre os departamentos de Marketing e as assessorias não é mais vantajosa para a maioria das empresas.

Com o aumento do foco em conteúdo, a divisão entre as duas disciplinas desaparece — e as assessorias de imprensa passam a definir a linguagem da empresa junto aos profissionais de marketing.

O lado bom é que a produtividade dos dois departamentos aumenta e a colaboração permite que eles produzam peças muito melhores e mais alinhadas à sua marca.

Um foco claro em uma mensagem específica e nos objetivos de negócio permite que a assessoria atualize sua maneira de lidar com a mídia — pensando em estratégias mercadológicas antes mesmo de compor um texto — e o departamento de Marketing entenda melhor o efeito de suas ações quanto à repercussão.

Lembre-se de que a convergência de mídias pode ser um problema para o relacionamento entre a equipe que lhe assessora e a que faz o seu Marketing, pois todos os veículos estão na internet e releases podem ser confundidos com conteúdo patrocinado.

Por isso, equilibrar o relacionamento entre esses dois departamentos trará vantagem competitiva e fará com que explicitar a diferença entre esses materiais seja mais fácil.

Valorizando o relacionamento com jornalistas

Por último, não podemos nos esquecer de que assessorias não têm como objetivo final a construção de relacionamentos diretos com os clientes, mesmo que trabalhem alinhadas ao departamento de Marketing.

Cabe a essa equipe estabelecer uma boa troca de informações com a mídia e entender que os profissionais de comunicação são seus parceiros e trabalham para ajudá-lo.

A troca de gentilezas e o contato pessoal vão melhorar bastante a forma como a sua empresa aparece na mídia.

Por isso,se preocupe em contratar uma assessoria que não possui apenas contatos com a imprensa, mas também relacionamentos estabelecidos com ela. Isso vai facilitar na hora de reinventar essa relação.

Os jornalistas têm um importante papel em nossa sociedade e lidar com a cobertura deles sempre será necessário para que a sua empresa consiga estabelecer uma boa relação com o público.

Por isso, eles não devem ser vistos como inimigos ou uma ameaça.

Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia são estratégicos na construção de uma marca forte.

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