Definitivamente, o caminho para ter visibilidade positiva e conquistar espaços favoráveis na mídia está no trabalho da assessoria de imprensa. Um plano de ação pensado estrategicamente nessa área e a relação construída com os jornalistas possibilitarão à empresa ter uma boa imagem ou reputação.
Mas, para atingir o sucesso na divulgação de qualquer ação ou marca, é fundamental a elaboração de um Plano de Ações.
Você sabe como fazer um Plano de Assessoria de Imprensa?
Confira o passo a passo abaixo e veja como construir o seu:
1° – Determine o que pretende divulgar
Qual mensagem a empresa quer passar para seu cliente? O que pretende dizer a ele? Responder a essas questões ajudará a definir o que será trabalhado com a imprensa.
2° – Defina como será essa exposição
Existem vários tipos de textos jornalísticos, e a escolha da melhor forma para se tratar um assunto dependerá da estratégia e do objetivo da publicação. Pense qual formato atenderá melhor seus objetivos.
3° – Fale para seu público-alvo
Você conhece seu cliente? Todo o material que for produzido e divulgado para a imprensa deve ser voltado para o público-alvo da empresa.
4° – Escolha para quem vai divulgar
Onde seu cliente busca por informação? A construção de um mailing de jornalistas e veículos deve considerar a fonte de leitura (visual ou textual) de quem compra seu produto.
5° – Estabeleça um cronograma de ações
Tudo o que for feito deve ser elaborado em um tempo determinado. Essa postura ajuda no controle de toda a divulgação.
6° – Produza o material e divulgue
Com o texto finalizado, inicie o trabalho com a imprensa e reforce o que você está divulgando com um follow up (o acompanhamento da pauta junto aos jornalistas).
7° – Verifique o que foi publicado e elabore um relatório
Faça um clipping de tudo o que a imprensa divulgou ou contrate uma agência que faça (há empresas especializadas nesse tipo de serviço). A partir disso, elabore um relatório com os resultados alcançados.
Por meio dele, será possível pensar em novas estratégias para ações futuras.