7 dicas para elaborar um bom Plano de Assessoria de Imprensa

Definitivamente, o caminho para ter visibilidade positiva e conquistar espaços favoráveis na mídia está no trabalho da assessoria de imprensa. Um plano de ação pensado estrategicamente nessa área e a relação construída com os jornalistas possibilitarão à empresa ter uma boa imagem ou reputação.

Mas, para atingir o sucesso na divulgação de qualquer ação ou marca, é fundamental a elaboração de um Plano de Ações.

Você sabe como fazer um Plano de Assessoria de Imprensa?

Confira o passo a passo abaixo e veja como construir o seu:

1° – Determine o que pretende divulgar

Qual mensagem a empresa quer passar para seu cliente? O que pretende dizer a ele? Responder a essas questões ajudará a definir o que será trabalhado com a imprensa.

2° – Defina como será essa exposição

Existem vários tipos de textos jornalísticos, e a escolha da melhor forma para se tratar um assunto dependerá da estratégia e do objetivo da publicação. Pense qual formato atenderá melhor seus objetivos.

3° – Fale para seu público-alvo

Você conhece seu cliente? Todo o material que for produzido e divulgado para a imprensa deve ser voltado para o público-alvo da empresa.

4° – Escolha para quem vai divulgar

Onde seu cliente busca por informação? A construção de um mailing de jornalistas e veículos deve considerar a fonte de leitura (visual ou textual) de quem compra seu produto.

5° – Estabeleça um cronograma de ações

Tudo o que for feito deve ser elaborado em um tempo determinado. Essa postura ajuda no controle de toda a divulgação.

6° – Produza o material e divulgue

Com o texto finalizado, inicie o trabalho com a imprensa e reforce o que você está divulgando com um follow up (o acompanhamento da pauta junto aos jornalistas).

7° – Verifique o que foi publicado e elabore um relatório

Faça um clipping de tudo o que a imprensa divulgou ou contrate uma agência que faça (há empresas especializadas nesse tipo de serviço). A partir disso, elabore um relatório com os resultados alcançados.

Por meio dele, será possível pensar em novas estratégias para ações futuras.

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Como ser um profissional de comunicação disputado pelo mercado?

A comunicação está mudando na velocidade da luz. E diante do boom digital que vivemos hoje, tudo leva a crer que essas mudanças serão cada vez mais contínuas. 

O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

Entenda a importância do planejamento na comunicação pública

A comunicação das instituições de serviço público busca informar as atividades da administração e seus agentes públicos como satisfazer o princípio da transparência e a prestação de contas para a sociedade.

Por meio de estratégias de comunicação eficientes, o órgão garante o acesso apropriado da população a dados e informações sobre as políticas públicas, a empregabilidade dos recursos, a responsabilidade fiscal e a estratégia de gestão.

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