A preocupação com o branding de uma empresa não é recente. Mesmo antes da era digital, as marcas já se preocupavam com a forma como eram vistas pelo seu público. Com o advento da internet, tornou-se real a preocupação com o branding digital, ou seja, com como as marcas se posicionam digitalmente e como transformam ações e estratégias em percepções reais para seus consumidores.
O marketing digital elenca diversas metodologias, sendo uma delas a gestão de marca. Por meio dela, é possível aumentar o brand awareness das empresas e também as vendas. Para entender melhor o que é branding digital e como aplicá-lo em suas estratégias, continue lendo e saiba mais!
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O que é branding digital?
Em termos gerais, branding é um conjunto de conceitos que busca a consolidação de uma marca no mercado. Ele pode ser compreendido como um gerenciamento de ações, planos e estratégias que melhoram a percepção do público em relação à empresa. A construção de uma marca deve ter uma ligação com os interesses da companhia, assim como com os valores, a missão e a visão.
Nesse sentido, o branding deve ser único, uma identidade da marca. Por isso, tanto na comunicação offline quanto na online, a linguagem deve seguir um padrão, incluindo cores e ideias. Deve ser possível perceber uma unicidade em propagandas e conteúdos, seja na TV, Facebook ou no próprio estabelecimento.
No ambiente digital, todos esses conceitos são aplicados com a ajuda de uma produção de conteúdo alinhada com o público — branded content — e das estratégias de mídias sociais, que auxiliam na construção de uma imagem positiva. Investir nisso é sinônimo de fortalecimento e de reconhecimento da sua marca.
A Apple é um ótimo exemplo de uma marca que trabalha bem o seu branding. Por esse motivo, seus consumidores preferem pagar mais caro por seus produtos, mesmo sabendo que outros aparelhos oferecem configurações semelhantes ou, até melhores. Torna-se perceptível que eles vendem mais trabalhando ideias e conceitos.
Como fortalecer sua presença online?
O branding envolve todos os processos da construção de uma marca, incluindo a criação do logotipo e da identidade visual, o planejamento de ações e a produção dos conteúdos. A seguir, confira algumas dicas para fortalecer o seu branding digital.
Crie uma identidade visual forte
A identidade visual é o que representa a sua marca. Isso significa que o logo, o estilo de fonte, as cores e os padrões devem ser pensados minuciosamente para que causem uma boa impressão no público. Essa identidade deve ser fácil de ser associada com a sua marca, para que as pessoas estabeleçam uma identificação com facilidade.
Mesmo que a sua empresa já possua uma identidade, pode ser interessante pensar em um rebranding. Essa renovação é muito indicada para empresas que querem fortalecer a sua presença online e que possuem identidades com pouca afinidade digital.
Além disso, todo negócio deve possuir um manual de marca, com o objetivo de elencar todos os elementos que podem ser usados, como cores, fontes, aplicações adequadas, versões, entre outros. Essas instruções permitem que a identidade se mantenha mesmo que diferentes pessoas produzam materiais para a empresa.
Realize pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado faz parte do planejamento inicial, mostrando o diagnóstico das principais características do público-alvo. Com esses dados em mãos, é possível traçar a persona e o público da empresa e definir quais as melhores formas para atingir essa audiência.
A pesquisa traz direcionamentos importantes para as estratégias de branding. Ela pode ser realizada a partir da análise de dados da sua empresa ou de pesquisas disponíveis na internet sobre o seu setor. É importante não deixar de entrevistar seus clientes, assim como analisar como os seus concorrentes trabalham.
A partir disso, será possível identificar hábitos de consumo do seu público, como eles enxergam a sua marca e quais forças da sua empresa podem ser potencializadas.
Explore todo o potencial das mídias sociais
As mídias sociais são as divulgadoras da sua marca e da sua mensagem. Elas melhoram o engajamento com a audiência e também disponibilizam canais de contato mais diretos e personalizados. Essa característica de aproximação e de humanização são relevantes para a construção do branding.
Devido à importância das mídias sociais nas estratégias de marketing, é preciso ir além do que outras marcas já fazem para surpreender o público. Crie uma voz para a sua empresa e um tom para suas mensagens. O Magazine Luiza, por exemplo, criou a Magalu, uma personagem virtual que divulga promoções, engaja o público e até testa produtos.
Com os dados da pesquisa de mercado em mãos, é possível entender o que sua persona deseja ver. A partir disso, identifique quais mídias são mais produtivas e como o público gostaria de ver os conteúdos — por meio de vídeos, textos, fotos, entre outros.
Mantenha a consistência dos conteúdos
Deixar de manter a consistência dos conteúdos é um dos principais fatores que fazem as marcas perderem o propósito ao longo do caminho. A linguagem, por exemplo, é uma característica que deve ser mantida.
Se o público da sua empresa tem afinidade com uma linguagem despojada e com toques de humor, por exemplo, mantenha essa característica sempre.
Não é porque você mudou o ambiente de divulgação que a linguagem deve mudar. Além disso, a consistência refere-se também a colocar a sua marca no cotidiano das pessoas, como produzir conteúdo que foque no estilo de vida da persona e apoiar eventos relativos aos hábitos dela.
Dê atenção a todos os seus públicos
Outro fator importante do branding é entender a importância do público interno. Normalmente, as ações são centradas no público externo, e o público interno, aquele que compõe a empresa, acaba ficando de lado.
Colaboradores engajados e que amam a marca para a qual trabalham tornam-se os melhores e mais sinceros divulgadores. O público acredita em uma empresa que transmite boas mensagens, mas, sobretudo, as executa dentro da empresa. A melhor forma de convencimento é o exemplo.
Percebeu como trabalhar a presença online é fundamental para aumentar a identificação da sua marca? O branding digital é uma extensão do conceito de branding, mas com as adaptações necessárias para funcionar no ambiente online. Ele traz novas modalidades para engajar o público e criar divulgadores da sua empresa.
Gostou das nossas dicas? Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem informações sobre o assunto para compartilhar, deixe seu comentário no post!
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