Análise do site: veja como identificar pontos de melhorias

Para qualquer empresa, nos dias de hoje, ter um site atrativo e funcional é um ponto básico. O endereço eletrônico é um dos fatores que credenciam bons negócios e, mais do que isso, auxiliam na captação de novos clientes.

Mas nem sempre ter um site significa aproveitá-lo bem. Muitas vezes, é necessário corrigir erros e aparar algumas arestas, sempre com o objetivo de se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

No post de hoje, vamos falar tudo sobre a análise do site. Quer saber mais? Então continue lendo!

O que é a análise do site

Sem dúvidas, o principal canal de divulgação de negócios é o Google. Toda empresa que possui um site sempre tem o mesmo objetivo em mente: estar nas primeiras páginas das principais buscas do seu setor de atuação.

O que muita gente não sabe é como funciona o algoritmo do Google, que dá sempre os resultados mais precisos em uma busca. Quantas vezes você precisou passar da primeira página do Google para encontrar o que precisava? Pouquíssimas, não? É exatamente por isso que estar entre os primeiros resultados é tão essencial!

Esse algoritmo analisa uma série de pontos e características do site. Principalmente aquelas ligadas ao conteúdo que é publicado, levando em consideração as estratégias de SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização dos Mecanismos de Busca).

A correta aplicação dessas estratégias é essencial para que o Google entenda o seu conteúdo como relevante, exibindo-o nas buscas que melhor se adequarem a ele. Isso inclui tanto as páginas do site como um todo quanto os posts do blog, os quais têm extrema relevância para o assunto.

Para entender como esse SEO está sendo aplicado, é possível contar com o auxílio de algumas ferramentas de análise, as quais escaneiam o site em busca de possíveis gargalos e problemas de conteúdo.

É importante fazer essas análises com uma certa frequência, tanto para se atualizar com relação aos seus possíveis erros quanto para verificar se o site está de acordo com os padrões atuais do Google (sim, o algoritmo muda de tempos em tempos).

Além de tudo, o site é funciona, muitas vezes, como o primeiro contato entre você e o seu cliente. Por isso, além de atender às expectativas do Google, é crucial que a sua página ofereça ao seu cliente uma experiência incrível ao navegar por ele.

O que analisar em um site

Agora que você já sabe a importância de realizar a análise do site com frequência, é hora de entender quais os aspectos que devem ser levados em conta:

Otimização de SEO

Como citamos anteriormente, as estratégias de SEO precisam ser aplicadas com cuidado e atenção. É preciso ter solidez nesse ponto, buscando produzir conteúdos de qualidade e que estejam dentro da sua área de atuação.

Não basta escrever qualquer coisa sobre qualquer assunto na esperança de aparecer em mais buscas. É fundamental entregar para os usuários do seu site uma experiência coesa e especializada sobre os tópicos que você escolher abordar. Isso sem falar no uso correto de palavras-chave de relevância, ligadas às principais pesquisas feitas pelo seu público-alvo.

Velocidade de carregamento

Em um cenário no qual as pessoas dispõem de pouco tempo e têm muita pressa, é essencial que o seu site seja leve e rápido. Um site que demora mais de 5 segundos para carregar por completo deixa os usuários frustrados e impacientes, aumentando as chances de abandono da navegação. E isso é péssimo para o seu negócio, uma vez que o tempo de permanência no site e a velocidade de carregamento são aspectos importantíssimos para o Google.

Usabilidade

Até que ponto o seu site é fácil de ser navegado? A usabilidade diz respeito à experiência do usuário ao navegar em suas páginas. Linguagem simples e objetiva, além de um posicionamento claro dos botões e menus são fatores que fazem com que um site tenha uma boa usabilidade.

Isso sem contar que, levando em consideração o uso maciço de smartphones e outros dispositivos mobile, é praticamente uma obrigação de todo site ser otimizado para esses tipos de plataforma.

Pontos de conversão

Em sites de empresas e negócios, a taxa de conversão é um aspecto importante na análise do desempenho de um site. Ela é uma métrica que pode ser medida como a quantidade de ações específicas por visitante do site.

Imagine que você estabeleça o objetivo de um envio de pedido de orçamento por parte do usuário. Sua taxa de conversão seria, então, a razão entre o número de visitantes e a quantidade daqueles que satisfizeram seu objetivo de receber um pedido.

Ela pode ser calculada em toda e qualquer etapa do funil de vendas, ajudando a diagnosticar os possíveis gargalos e apontando os níveis que precisam de maior atenção.

Ferramentas de análise do site

Como citamos anteriormente, existem várias ferramentas que possibilitam uma análise completa do site, sejam elas pagas ou gratuitas. Abaixo, listamos as 3 principais delas.

Google Analytics

Não há melhor maneira de analisar o desempenho do seu site dentro do Google do que utilizando uma ferramenta deles próprios, não é mesmo? O Google Analytics é, hoje, o principal meio de análise de um site. Com ele, você consegue entender melhor qual a origem do tráfego da sua página, seja ele orgânico (via pesquisa do Google), ou advindo de redes sociais e de anúncios pagos, por exemplo.

Além disso, ele permite a criação de metas, que nada mais são do que os objetivos traçados e que pretendem gerar a maior taxa de conversão possível. Dessa forma, o Analytics mostra para você quantas pessoas completaram aquela ação em um certo período de tempo, possibilitando o cálculo dessa taxa de maneira clara e precisa.

SEMrush

Diferentemente do Google Analytics, o SEMrush é uma ferramenta paga que serve para realizar a análise precisa dos aspectos do seu site, das palavras-chave utilizadas por você e também das páginas da concorrência. Ou seja, você consegue analisar qualquer endereço a fim de ver o que os outros fazem diferentemente de você.

Google Trends

Na dúvida de qual palavra-chave utilizar no seu próximo post? O Google, como sempre, tem uma ferramenta para quase tudo na internet. O Trends faz uma análise das tendências de pesquisa dos usuários, comparando palavras-chave diferentes e indicando o histórico de pesquisa ao longo de um certo período de tempo. Ele é fundamental se você quiser escolher aquela palavra-chave perfeita para o conteúdo do seu post!

Realizar a análise do site é muito importante e traz muitos benefícios para qualquer estratégia de marketing digital. E, apesar de ser possível lançar mão de várias ferramentas disponíveis na internet, contar com a ajuda de uma empresa especializada na otimização do seu site faz com que você apareça nos primeiros resultados das pesquisas com muito mais facilidade!

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