Ampliar a equipe ou contratar uma agência de comunicação? Eis a questão

De acordo com Philip Kotler, considerado o maior guru da comunicação, do marketing e dos negócios, “as organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas”. Você deve estar se perguntando se esses parceiros seriam ou não da comunicação. Pois pode ter certeza que sim.

Durante muito tempo, as organizações dispunham de equipes que atuavam separadamente: os especialistas do marketing, o pessoal da comunicação interna, os assessores de imprensa…  Essa realidade, hoje, está em plena mudança. A comunicação corporativa feita de forma integrada tem ganhado cada vez mais importância e fala-se muito sobre os bons resultados desse tipo de trabalho. O problema de grande parte das empresas, entretanto, é um tanto delicado: não há equipe suficiente para absorver tudo isso internamente.

Nesse sentido, é comum ver os gestores do setor de comunicação se questionarem: devo contratar uma agência de comunicação integrada ou investir em uma equipe própria? Eu realmente preciso desse reforço? É caro? Atende às minhas expectativas?

Buscamos algumas respostas às principais indagações sobre o tema e já adiantamos para você: contratar uma agência de comunicação pode, sim, ser a solução para o seu negócio.

É preciso mesmo reforçar a equipe de comunicação?

Existe um mito de que o trabalho de uma agência é caro e está acima do budget do setor. Um teste simples para responder se você precisa ou não dos serviços de uma agência de comunicação integrada é se perguntar: a equipe que você tem hoje consegue desempenhar todas as funções de comunicação de que precisa? Você está conseguindo entregar tudo aquilo que se propõe e que a empresa espera que você entregue?

Se a resposta for negativa, então está na hora de rever seus conceitos e admitir que é preciso contar com a ajuda de uma agência de comunicação.

Atende às suas expectativas e às da empresa?

A menos que consiga aprovação para contratar um profissional de cada subárea da comunicação (relações públicas, jornalista, social media, programador, designer etc), você provavelmente não conseguirá suprir todas as demandas. O resultado disso? Muita frustração!

Sendo assim, a terceirização dos trabalhos que demandam uma equipe de múltiplos conhecimentos e, principalmente, de múltiplos profissionais atenderia às suas expectativas com melhor custo-benefício. Também garantiria a entrega de diversas ações e produtos de comunicação, mostrando a força da comunicação para a imagem de uma empresa.

Não seria melhor contratar mais uma pessoa para a equipe?

Sejamos francos: esse novo profissional de comunicação, por melhor e mais experiente que seja, dará conta de absorver todas as necessidades da empresa? Pouco provável, não é mesmo? Logo, mais uma vez, ponto para a agência de comunicação.

O mundo está em permanente evolução. Nós também precisamos mudar e adaptar nossos serviços e equipes às constantes novidades e novas ferramentas. Não tenha dúvidas de que a comunicação integrada é mais uma dessas mudanças necessárias ao bom andamento da comunicação dentro e fora da empresa em que trabalho.

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O cenário é o mesmo no mercado. Enquanto muitas empresas apostam na inovação de produtos e processos para sobreviver, as agências de marketing e comunicação correm para atender a tantas tendências. 

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