A pandemia de coronavírus despertou empresas que ainda não se conectavam com ações de apoio social e fortaleceu o conceito entre aquelas que já se mobilizavam. Conheça alguns benefícios disso para as marcas e a sociedade!
A pandemia de Covid-19 mudou a rotina das pessoas e das empresas em todo o mundo. Apesar de ter começado entre dezembro e janeiro, na China, o vírus se espalhou por outras partes do globo ao longo de 2020, e desde então a única forma de prevenção contra o coronavírus é o isolamento social.
Essa nova realidade fez com que as empresas adotassem o regime de home office e todos os negócios que não dizem respeito aos serviços essenciais se viram obrigados a fechar as portas. Alguns se adaptaram, como é o caso de bares e restaurantes, com a modalidade delivery, mas outros tantos empreendedores, pequenos negócios e trabalhadores informais estão sem saída.
Também compõem esse cenário muitas pessoas com a renda diminuída, ou mesmo sem qualquer renda, e um Estado que não consegue atender a todos os mais necessitados. É o momento, por isso mesmo, de as empresas pensarem em ações de apoio social. Saiba como!
O que é marketing social?
O marketing social pode ser uma saída para fazer a diferença para quem mais precisa em um momento tão delicado da humanidade e ainda fortalecer a marca da sua empresa. Hoje, está claro que as marcas devem fazer parte do dia a dia da sociedade. Não basta ter bons produtos ou serviços, é preciso também contribuir e ajudar onde o Estado ainda é falho.
O marketing social é um termo cunhado por Philip Kotler. É uma modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo a criação de ações de apoio social positivas para ajudar a melhorar a sociedade.
É uma prática adotada pelas empresas para amenizar ou ajudar a eliminar os problemas sociais e as carências da sociedade. Até porque, as empresas não devem ser responsáveis apenas por movimentar a economia mundial, mas também pela preservação ambiental e bem-estar social.
As ações de apoio social podem ser direcionadas à saúde, higiene, emprego e renda, educação, habitação, transporte, entre outros.
Quais os benefícios do apoio social para as empresas?
Quando uma empresa cria ações para diminuir problemas sociais, ela passa a ser vista como uma marca que não se preocupa apenas em vender ou obter lucro, mas também em ter responsabilidade social.
Adotando estratégias de marketing social, sua marca demonstra preocupação com as pessoas que estão ao redor, e não as vê apenas como consumidores. E com isso, sua marca se fortalece no mercado e passa a ser vista também como um agente social transformador.
Portanto, os benefícios se concentram na empatia, ou seja, em mostrar que a sua empresa se importa com a sociedade e com os problemas que passam a ser enfrentados com ajuda da sua marca – e também na efetiva resolução das questões, nas vantagens repassadas diretamente à sociedade.
Assim, as pessoas passam a ver a sua empresa fazendo parte das mudanças e das melhorias na sociedade, e não só como uma organização em busca de consumidores ávidos por adquirir um serviço ou comprar um produto.
O que pode resultar de positivo com clientes e prospects?
A partir da implementação de estratégias de marketing social, as empresas passam a conhecer melhor os prospects e até mesmo se aproximam de seus clientes, podendo inclusive influenciar no comportamento do consumidor, alterar percepções e engaja-los ainda mais nessas causas coletivas de solidariedade.
Portanto, para gerar ainda mais engajamento com seus clientes e atrair outros em potencial, é importante não apenas criar mensagens de posicionamento e comunicação da sua marca, mas mais que isso, se mostrar de forma ativa diante das causas sociais, gerando oportunidades, criando ações inovadoras e criativas, contribuindo de forma colaborativa e positiva com a sociedade.
Como inovar nas ações sociais?
Existem ações sociais fixas e mais duradouras, como as mais conhecidas pelo público, a exemplo do McDia Feliz, Papai Noel dos Correios, Teleton, Criança Esperança, Mesa Brasil e outras que surgem diante de alguma demanda ou cenário específico, como é o caso do momento de pandemia que a sociedade está vivendo.
Portanto, antes de inovar na ação social, sua empresa deve primeiramente escolher uma causa, definir as ações que serão aplicadas, criar uma estratégia de engajamento e envolvimento com o público, para então investir em campanhas e procurar parceiros para viabilizar a iniciativa de forma colaborativa.
Conheça o Com(vida)20
Nesse período de pandemia da Covid-19, doze empresas mineiras lançaram o projeto Com(vida)20, para atender as famílias de Belo Horizonte em situação de carência social. A Vangardi, o Fundo Beagá, o Grupo
Super Nosso, a 98Live, a Filadélfia, a Greco Design, a Evoé, a Partners Comunicação Pro Business, a Tiv
Solution, a Buser, Beer or Coffee, o Duo Gourmet, o Ease Labs, o Pad, o Ambientto, o Méliuz e o Investor se uniram para garantir o básico de alimentação e higiene para muitas famílias da capital mineira.
Através de uma vaquinha virtual, por meio do financiamento coletivo, a iniciativa conta com doações para serem entregues em áreas de vulnerabilidade social em todas as regiões da capital mineira.
Além da inovação nas ações sociais, é importante também que as empresas diversifiquem a atuação no marketing social com outras iniciativas permanentes, como é o caso da Partners: prestamos serviços voluntários de comunicação para a AMR e a Assopoc, entidades importantíssimas para a sociedade e que tanto precisam da comunicação para manter seu trabalho.
Causas voltadas ao empreendedorismo também estão no radar da Partners. Nosso CEO, Dino Bastos, foi presidente da ACMinas Jovem em Belo Horizonte e preside atualmente a Federaminas Jovem no âmbito estadual. Por meio de ambas as entidades, a Partners segue apoiando a melhoria do ambiente de negócios, o que gera um ciclo virtuoso em toda a sociedade.
E então? Aprendeu um pouco mais sobre o marketing social e como sua empresa pode se engajar com ações sociais, principalmente nesse momento de crise mundial? Para ajudar a sua empresa na gestão do marketing e ser ainda mais estratégico na sua rotina e nas ações de responsabilidade social, leia mais informações também neste guia.