Muito se fala sobre identidade visual e sua importância para os negócios, afinal, qualquer empresa precisa consolidar sua marca. Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer e por que se deve investir nisso?
Antes de prosseguirmos, é importante que fique claro: identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam uma marca — logotipo, cores, grafismos, tipografias, personagens etc. Resumidamente, podemos dizer que é a imagem ampliada da marca e, por meio dela, é que o público reconhece o seu negócio.
Agora que você já entendeu o conceito, vamos apresentar cinco motivos para você investir na identidade visual da sua empresa. Confira!
Baixe grátis o Guia com 12 tendências para 2018
1. Ser identificado pelo público
Qualquer ponto de venda sem identidade — seja restaurante, loja ou site — fica sem personalidade. Dessa maneira, ninguém vai saber o que esperar da empresa.
Muitas vezes, acabam surgindo pessoas que não necessariamente precisam dos seus serviços ou produtos, o que pode gerar decepções. Ou pior, os consumidores que gostariam de ser seus clientes não sabem o que você tem a oferecer e acabam não entrando no seu estabelecimento.
2. Destacar-se da concorrência
Uma identidade visual bem-feita pode transmitir ao público uma ideia de qualidade, sendo isso um diferencial em relação à concorrência. Assim, vai chamar a atenção para o que você oferece e atrair novos clientes.
Logo, as suas qualidades serão valorizadas pelos consumidores e o seu posicionamento vai ocupar a mente deles, se tornando a opção número um. Sem uma identidade isso é quase impossível!
3. Atrair mais clientes
A sua empresa recebe clientes por diversos motivos. Sem dúvida, um dos principais é a credibilidade passada pela qualidade da sua identidade visual. Tendo atraído o consumidor, com um bom atendimento ele sairá satisfeito e poderá falar sobre seu produto ou serviço para possíveis novos clientes, despertando o interesse deles.
Vale ressaltar que o marketing é muito importante para qualquer negócio que queira atrair mais clientes. Em momentos de crises, por exemplo, se destacar é a melhor saída.
4. Estimular a repetição de compra
Se alguém for ao seu estabelecimento e gostar dos seus serviços ou produtos, é bem provável que retorne ou busque por outro estabelecimento que seja seu. Contudo, sem uma identidade visual bem desenvolvida, esse cliente satisfeito não vai conseguir achar o seu negócio novamente, pois não houve algo marcante para ele recordar.
Assim, fica difícil para o usuário se lembrar com exatidão do local e como ele era, o que acaba diminuindo suas vendas.
5. Dar credibilidade à sua empresa
De fato, uma empresa que tem uma identidade bem elaborada e profissional, transmitirá mais credibilidade aos seus consumidores.
Se você oferece seu trabalho sem se preocupar com a aparência dele, provavelmente esse descuido também se refletirá na qualidade dos produtos. Esse pode ser o pensamento de muitas pessoas. Assim, é importante cuidar do visual para aumentar a credibilidade do negócio.
Por fim, entendendo o porquê de a identidade visual ser essencial para a sua empresa e alguns motivos para investir nela, você tem em mãos o material ideal para começar a aumentar suas vendas!
Gostou do nosso artigo? Então continue lendo mais sobre identidade visual para não pecar na imagem da sua empresa!