Quais canais de comunicação sua empresa utiliza para se relacionar com os clientes? Ampliar as opções disponíveis é importante para construir um relacionamento mais forte e dinâmico com o público.
O investimento na comunicação com os clientes auxilia na pré-venda e no pós-venda, sendo um fator preponderante para o avanço do lead dentro do funil de vendas. Além disso, a otimização dessa ferramenta é uma medida eficaz para promover o engajamento e entender melhor hábitos e necessidades do seu cliente.
Precisa de ajuda com isso? Veja, neste post, alguns dos canais mais importantes para a comunicação de uma empresa!
A importância da escolha dos canais de comunicação
Uma empresa que busca atender bem seus clientes deve pensar nisso para centralizar o atendimento e as dúvidas. Por exemplo, as necessidades de um cliente que entra em contato com a empresa via chat é diferente das de um consumidor que liga para o SAC.
A comunicação deve ser construída com um atendimento rápido, eficiente e, sobretudo, humanizado. Selecionando os melhores meios para isso, será possível conhecer cada vez mais as características da audiência e estabelecer um relacionamento mais próximo e focado nos interesses e necessidades do público — passo fundamental para enriquecer a sua marca.
5 canais de comunicação que uma empresa deve ter
Veja alguns dos canais mais importantes:
1. Chat online
Chats em sites, WhatsApp e mensagens via Facebook são recursos mais fáceis para os consumidores usarem na hora de entrar em contato com as marcas, pois a maioria das pessoas já utiliza esses meios no dia a dia. Por isso mesmo, esse é um canal que deve apresentar o retorno mais rápido para o cliente.
Os chatbots são mensagens automáticas e pré-programadas que podem ser integradas aos chats. Eles podem ser utilizados para auxiliar no primeiro contato com o cliente, solucionando dúvidas comuns e redirecionando os usuários para outros canais, caso o melhor contato não seja por ali. Isso dá agilidade para os dois lados do processo.
2. Notificações push
As notificações push são mensagens curtas enviadas aos clientes via site ou smartphone. Por serem pequenas, elas devem ser chamativas e agregar em poucas palavras toda a informação. Esse envio, só realizado após permissão, é empregado para promoções, lançamentos de produtos ou novidades do mercado.
Essa é uma das formas de atingir leads de todas as etapas do funil de vendas.
3. Redes sociais
Hoje em dia, grande parte dos clientes estão presentes em pelo menos alguma rede social, por isso, costumam usá-las para buscar informações sobre um serviço, produto ou empresa.
Os usuários podem se comunicar por meio de mensagens inbox, direct, comentários e avaliações. Assim, torna-se fundamental ter profissionais específicos para esse atendimento, caso contrário, as dúvidas ficarão sem resposta, o consumidor ficará na mão e outros potenciais clientes acompanharão a ineficiência do suporte.
4. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Os SACs são velhos conhecidos, mas já se modernizaram. Atualmente, as empresas já utilizam o SAC 3.0, que busca novas maneiras de se comunicar com o público nos canais digitais e em uma estratégia de comunicação integrada.
As ligações por telefone utilizadas antigamente já podem ser realizadas via Skype, WhatsApp e Google Hangouts, por exemplo. Esse tipo de contato auxilia na transmissão de informações de forma mais clara e detalhada, reduz custos e soluciona problemas urgentes mais rapidamente.
5. E-mail
Por sua facilidade de envio e organização, tanto os clientes quanto as marcas optam por esse canal de comunicação para solucionar grande parte das dúvidas e questões que surgem.
O e-mail marketing e as automações são exemplos de ferramentas disponíveis que estreitam o relacionamento com o público, bem como facilita a divulgação de notícias e lançamentos.
Para escolher os melhores canais de comunicação, é preciso conhecer a fundo sua persona e saber o que funciona melhor para ela. Analise também os hábitos do seu público e identifique o estágio do lead dentro do funil de vendas.
Quer saber mais para fortalecer sua empresa no mercado? Confira nosso artigo sobre qual deve ser o tom de voz da sua marca na internet!